LÁZARO THOR
As cidades de Cuiabá e Várzea Grande amanheceram cobertas de fumaça nesta quinta-feira (08).
A suspeita é de que a fumaça que cobriu as duas cidades veio de área próxima ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Nessa região, o fogo atingiu cerca de 10 quilômetros quadrados, segundo informações do geólogo Eduardo Rocha, que utiliza dados do sistema NASA.
O vento norte que circula na região trouxe a fumaça para a área metropolitana da cidade, razão pela qual os moradores da cidades acordaram assustados com os sinais das chamas.
Em Chapada dos Guimarães, na região do Manso, o fogo consumiu mais de 19 mil hectares, conforme informado pela reportagem do Midiajur.
Leia mais:
Fogo em Chapada destruiu mais de 19 mil hectares de Cerrado
Para 57% o VLT é a melhor opção para Cuiabá e Várzea Grande
Além do fogo que atingiu área próxima ao posto da PRF, nos últimos dias novas chamas atingiram a região de Jangada Roncador, também em Chapada, além da região do Rio dos Peixes.
O fogo na região da PRF, segundo informações do sistema NASA de monitoramento, começou por volta das 10h30 da noite e segue sem ser extinto até esta manhã. Imagens de satélite mostram o grande número de focos de incêndio no local:
O Corpo de Bombeiros ainda não se manifestou sobre a fumaça nas duas cidades, mas confirmou que novas chamas foram detectadas em Chapada.
Segundo a assessoria do órgão militar, o fogo na região do Manso já foi extinto.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.