Domingo, 22 de Dezembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Domingo, 22 de Dezembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

LEGISLATIVO Sexta-feira, 09 de Setembro de 2016, 15:50 - A | A

09 de Setembro de 2016, 15h:50 - A | A

LEGISLATIVO / DEU NA FOLHA

TSE investiga uso de "laranja" na campanha de Dilma em MT

Denúncia foi feita por uma beneficiária do programa Bolsa Família, moradora de Campo Verde

GABRIEL MASCARENHAS
DA FOLHA ONLINE



Um inquérito que chegou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) no meio deste ano investiga suspeitas de irregularidades na campanha de 2010 da ex-presidente Dilma Rousseff e do seu vice à época, o atual presidente, Michel Temer.

Por determinação do ministro Gilmar Mendes, atual presidente da corte, o procedimento foi encaminhado ao Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, onde está tramitando

A reportagem apurou que o caso está relacionado a uma investigação iniciada em 2013 pela Polícia Civil do Mato Grosso.

"Cuida-se de inquérito policial encaminhado a esta Corte pelo Juízo da 12ª Zona Eleitoral de Campo Verde/MT, instaurado por requisição do Ministério Público Eleitoral daquela localidade para apuração de fatos e da autoria de possível prática de crime[...], supostamente cometido pelos responsáveis financeiros do PT, em razão de doações fraudulentas para a campanha presidencial nas eleições de 2010", afirma Mendes em seu despacho.
 
Essa é a primeira vez que se tem conhecimento de uma apuração que mira a campanha de Dilma e Temer de 2010. Não existem elementos, porém, indicando que qualquer um dos dois tenha participado das supostas irregularidades. Há quatro ações em curso no TSE que pedem a cassação da chapa, mas todas abertas a partir de suspeitas relativas a 2014.

Uma beneficiária do Bolsa Família, programa do governo federal, procurou a delegacia da cidade de Campo Verde para prestar queixa de que seu nome constava entre os doadores da campanha de Dilma, embora, segundo ela, jamais tivesse contribuído.

Segundo pessoas com acesso à investigação ouvidas pela reportagem, a autora do boletim de ocorrência descobriu a suposta utilização indevida de seu nome ao receber uma ligação de um servidor do Ministério do Desenvolvimento Social.

Durante a conversa, ainda de acordo com um investigador, a beneficiária do Bolsa Família foi informada de que, oficialmente, havia uma doação de cerca de R$ 500 feita em nome dela.

Desde que Gilmar Mendes autorizou a abertura do processo, o caso está sendo investigado pela Superintendência da Polícia Federal em Brasília.

Responsáveis

Nesta terça (6), o presidente do TSE enviou um ofício à PF informando que o presidente da República, Michel Temer, e a ex-presidente Dilma Rousseff são os responsáveis pela prestação de contas da campanha de 2010.

As informações foram solicitadas pela delegada encarregada de comandar a investigação cujo alvo são as contas da chapa presidencial daquele ano.

No comunicado, o ministro diz ainda que, além dos dois políticos, o então tesoureiro da campanha, José de Filippi Júnior, consta como um dos responsáveis pela administração financeira.

Mendes cita a legislação em vigor para justificar quem deve responder pelos documentos com dados relativos à arrecadação e aos gastos da chapa eleitoral.
"O candidato é solidariamente responsável com a pessoa indicada[...] pela veracidade das informações financeiras e contábeis de sua campanha, devendo ambos assinarem a respectiva prestação de contas", diz o trecho da lei reproduzido pelo ministro.

TSE

No TSE, atualmente, há quatro ações que pedem a cassação da chapa formada por Dilma e Temer de 2014. Eles são acusados de abuso de poder econômico e político, além da suspeita de que recursos desviados da Petrobras abasteceram a campanha.

 

 

 

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Motociclista morre ao bater de frente com caminhonete em MT
#GERAL
ULTRAPASSAGEM FORÇADA
Motociclista morre ao bater de frente com caminhonete em MT
Hilux invade conveniência de posto em VG; veja vídeo
#GERAL
PROPOSITAL
Hilux invade conveniência de posto em VG; veja vídeo
Corpo é encontrado dentro de carro em frente a fazenda em MT
#GERAL
MISTÉRIO
Corpo é encontrado dentro de carro em frente a fazenda em MT
Homem atira em rapaz após festa de confraternização em MT
#GERAL
PEITUDO
Homem atira em rapaz após festa de confraternização em MT
Fugitiva da polícia por crimes de roubo é presa por extorsão
#GERAL
EM CANA
Fugitiva da polícia por crimes de roubo é presa por extorsão
Sem receber, médicos da maior maternidade de MT ameaçam greve
#GERAL
REPASSES ATRASADOS
Sem receber, médicos da maior maternidade de MT ameaçam greve
Confira Também Nesta Seção: