LISLAINE DOS ANJOS
DA REDAÇÃO
Sete advogados se inscreveram para concorrer à lista tríplice que irá nomear o novo juiz membro titular, categoria jurista, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) para mandato entre 2021 e 2023.
O escolhido atuará as eleições gerais do próximo ano e substituirá o advogado Sebastião Monteiro da Costa Junior, que permanece no cargo até 12 de junho deste ano e se candidatou novamente à vaga.
Além dele, também se inscreveram os advogados Marcelo Joventino Coelho, Huendel Rolim Huender, Welder Queiroz dos Santos, Sandro Luis Costa Saggin, Eustáquio Inácio de Noronha Neto e Célia Costa Santos.
A escolha da lista tríplice é feita pelos desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
Em seguida, a lista segue para validação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é encaminhada para o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), a quem cabe fazer a nomeação.
A expectativa é de que o novo nome seja anunciado até agosto deste ano.
Composição
O TRE-MT é composto de sete magistrados, sendo dois deles desembargadores escolhidos dentre os membros do Tribunal de Justiça, que ocupam os cargos de presidente e vice-presidente/corregedor.
Em abril deste ano, tomaram posse os desembargadores Carlos Alberto Alves da Rocha (presidente) e Nilza Maria Pôssas de Carvalho (vice).
Além desses, também compõem a Corte: dois juízes, também escolhidos pelo Pleno do TJ; um juiz federal, escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região; e dois advogados, nomeados pelo presidente da República, escolhidos dentre 3 juristas indicados pelo TJ em uma lista tríplice.
Todo juiz membro tem um substituto escolhido pelo mesmo processo do titular.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.