DOUGLAS TRIELLI
DA REDAÇÃO
A desembargadora Maria Erotides Kneip, da Turma de Câmaras Cíveis Reunidas de Direito Público e Coletivo, indeferiu mandado de segurança com pedido liminar, protocolado pelo deputado estadual Zeca Viana (PDT), contra a tramitação das contas do governador Pedro Taques (PSDB) na Assembleia, referentes ao exercício de 2016. A decisão é da última sexta-feira (04).
Na ação, o parlamentar disse que a condução dos trabalhos, pelo presidente da Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO), deputado Wilson Santos (PSDB), foi feita de forma irregular e infringiu o Regimento Interno da Assembleia.
Segundo Zeca, a votação, que aprovou as contas do tucano, ocorreu em regime de urgência. Segundo o regimento do Legislativo, não cabe urgência para apreciar tramitação específica sobre “contas do governador”.
Entretanto, a desembargadora Maria Erotides afirmou que, ao analisar a petição, bem como todos os documentos que acompanham a ação, verificou ausência de “plausibilidade” do pedido.
Segundo ela, o regimento interno da Assembleia realmente impede votação em regime de urgência das contas de governador. Mas, de acordo com Erotides, no caso não houve votação em urgência.
Alair Ribeiro/MidiaNews
O deputado estadual Zeca Viana: pedido indeferido
“No entanto, o que ocorreu não foi a tramitação do processo em regime de urgência, mas, sim, a realização de sessão extraordinária para análise prévio do relatório de contas do Governador do Estado, o que são coisas distintas, haja vista que a sessão extraordinária pode ocorrer não só em caso de urgência, como também em situações de interesse público relevante”, disse.
“Nesse norte e nesse momento processual de cognição horizontal, aparentemente, não houve ofensa às normas regimentais da Assembleia Legislativa. Diante do acima exposto, ante a ausência do pressuposto processual do fumus boni iuris, indefiro a liminar pleiteada”, completou.
Votação
Com a decisão, as contas de Taques estão aptas para serem votadas em plenário. O parecer relatado pelo deputado Saturnino Masson (PSDB) é favorável à aprovação.
O líder do Governo na Assembleia, deputado Wilson Santos (PSDB), já avisou que além do parecer de Masson, também será votado o parecer de Zeca Viana. O oposicionista apresentou um voto em separado pedindo a reprovação das contas.
Leia mais sobre o assunto:
Viana ajuiza ação contra trâmite de contas do governo na AL
Em voto separado, deputado pede rejeição das contas de Taques
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.