Sexta-feira, 25 de Outubro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sexta-feira, 25 de Outubro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Sexta-feira, 25 de Outubro de 2024, 11:09 - A | A

25 de Outubro de 2024, 11h:09 - A | A

JUSTIÇA / ELEIÇÕES OAB

Mais de 1,5 mil advogados da capital e do interior participam do lançamento da chapa liderada por Gisela Cardoso

DA REDAÇÃO



O lançamento da Chapa 1 - “OAB Segue em Frente,” liderada pela candidata à reeleição como presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, reuniu mais de 1.500 advogados e advogadas da capital e do interior em um evento marcado pela demonstração de apoio da advocacia à continuação de um trabalho de fortalecimento e valorização profissional promovido por Gisela à frente da instituição.

O ato, realizado na noite desta quinta-feira (24/10), no Hotel Inter, em Cuiabá, destacou a trajetória de Gisela Cardoso e do candidato a vice-presidente, Giovane Santin, nas conquistas e avanços para a advocacia.

“Esse é um momento de grande emoção para mim, no qual me sinto honrada em compartilhar com vocês o que passei para chegar até aqui. Um dia eu sonhei em ser advogada, e com determinação e muita luta, a menina que saiu de Colíder venceu e hoje representa essa valorosa categoria. É com essa mesma garra e vontade de fazer o melhor pela nossa classe que desejo continuar à frente da OAB, e conto com o apoio de todos para que a OAB permaneça uma instituição forte e com oportunidades para os jovens advogados e advogadas do nosso estado”, ressaltou Gisela.

Em discurso, Santin destacou a alegria de fazer parte da chapa e a possibilidade de também ampliar o trabalho que vem realizando como diretor-presidente da Escola Superior da Advocacia de Mato Grosso (ESA/MT).

“Estou muito feliz de compor essa chapa, pois desejo que nossa advocacia continue evoluindo. Quero destacar que a ESA avançou significativamente nesta gestão. Quando cheguei à nossa Escola, havia cinco salas de aula, sendo que três haviam sido transformadas em almoxarifado. Hoje temos uma estrutura reformada, confortável e adequada às necessidades de conhecimento. Ofertamos 18 cursos de pós-graduação, temos mais de 19 mil certificados emitidos e 50% dos eventos realizados são gratuitos. Temos trabalhado para democratizar o conhecimento jurídico”, pontuou Santin, que também é professor.

Leia mais:

Santin chama Pedro Paulo de desinformado e o acusa de espalhar Fake News

Gisela e a chapa 1 contam com o apoio de 22 chapas que concorrem a subseções no interior. No lançamento desta quinta-feira, grande parte dessas lideranças estiveram presentes, assim como presidentes da 1ª Subseção de Rondonópolis, Bruno de Castro, a presidente da 21ª Subseção de Lucas do Rio Verde, Danuza Oneda, a presidente da 22ª Subseção de Primavera do Leste, Ethiene Brandão, o presidente da 5ª Subseção de Várzea Grande, Rodrigo Araújo, o presidente da 15ª Subseção de Pontes e Lacerda, Edison Oliveira, o presidente da 7ª Subseção de Mirassol D'Oeste, Anatoly Hodniuk, o presidente da 4ª Subseção de Diamantino, Matheus Paese, o presidente da 29ª Subseção de Paranatinga, Josimar Loula Filho, entre outros.

Representando a Jovem Advocacia, que compõe cerca de 40% da advocacia de Mato Grosso, o advogado Alex Arruda, ex-presidente da COJAD (Comissão de Jovem Advocacia) e candidato a conselheiro estadual, afirmou que há um consenso entre os jovens advogados(as) em apoiar a Chapa 1. “A Jovem Advocacia é plural, de todas as cores, tem histórias diferentes, mas está unida pela vontade de se fortalecer. Escolhemos apoiar a Chapa 1 porque queremos ser representados por uma mulher forte, para que a jovem advogada continue sonhando em um dia também ser presidente. E para que a Jovem Advocacia continue a ser ouvida e respeitada, é Gisela, presidente”, conclamou.

Outro apoio de peso angariado pela chapa é do conselheiro e ex-presidente da OAB-MT, Cláudio Stábile, que enalteceu as razões pelas quais defende a permanência de Gisela na presidência da Ordem.

“Gisela deve seguir à frente da Ordem dos Advogados porque hoje temos uma OAB de portas abertas, presente em todo o estado. Nesta gestão, a OAB deu autonomia financeira às subseções e levou cursos a todo Mato Grosso. Essa gestão é histórica, mas, para que isso ocorresse e para manter a independência da OAB, a presidente Gisela teve que enfrentar muitas batalhas, ir contra pessoas que se consideram donas desta instituição, mas ela bravamente nos defendeu, e é por isso que eu sou Gisela Cardoso e Giovane Santin”, frisou Stábile.

Emocionado, o professor Heliodorio Santos Nery, que lecionou para Gisela na faculdade de Direito e depois foi seu colega, quando a presidente deu aula por 10 anos, ressaltou o orgulho que sentiu ao ver a aluna concorrendo pela segunda vez à presidência da OAB.

“Todo professor se orgulha de ver seu aluno brilhar. Para mim, é uma honra ter feito parte da formação dessa grande mulher e advogada que busca a reeleição. Gisela conseguiu democratizar o ensino no interior do estado, um fato inédito em comparação a outras gestões e que precisa de continuidade. Por este motivo eu voto Gisela, eu quero vê-la à frente da OAB pelos próximos três anos”, reforçou Nery.

PROPOSTAS

Dentre as propostas de Gisela para a próxima gestão destacam-se a criação do Projeto Prerrogativas no interior do estado; a manutenção e criação de novos canais de denúncia de violência doméstica por intermédio da Comissão da Mulher e Ouvidoria da Mulher; a expansão da atuação da Procuradoria de Defesa de Honorários Advocatícios; a ampliação de cursos de iniciação à advocacia para as subseções; a defesa da importância da cobrança de consulta jurídica pelos advogados, entre outras iniciativas.

Para conhecer todas as propostas da Chapa 1, basta acessar: giselacardoso.com.br ou acompanhar pelo instagram: @giselacardoso.

COMPOSIÇÃO

A Chapa 1, liderada pela atual presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso (Presidente), conta com os advogados Geovane Santin (Vice-presidente); Josemar Carmerino dos Santos (Secretário-geral); Aline Luciana Silva Velho (Secretária-geral Adjunta) e Max Magno Ferreira Silva (Diretor-tesoureiro).

No total, a chapa é formada por 116 advogados, sendo que 45 deles são candidatos a conselheiros estaduais titulares, 45 conselheiros estaduais suplentes, além de candidatos à diretoria da Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT), que disputam os cargos de Presidente, Vice-presidente, Secretário-geral Adjunto e Diretor-tesoureiro, e mais cinco suplentes, três candidatos a conselheiros federais titulares e três candidatos a conselheiros federais suplentes.

A eleição online ocorrerá no dia 18 de novembro. Os escolhidos irão gerir a Seccional de Mato Grosso, subseções e CAA-MT de 2025 a 2027.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Seminário traz para Cuiabá maiores autoridades do Brasil em Transtorno do Espectro Autista
#GERAL
DIA 9 DE NOVEMBRO
Seminário traz para Cuiabá maiores autoridades do Brasil em Transtorno do Espectro Autista
Seduc prorroga período de rematrícula para estudantes da Rede Estadual de Ensino
#GERAL
EDUCAÇÃO
Seduc prorroga período de rematrícula para estudantes da Rede Estadual de Ensino
Bandidos pulam o muro de casa e roubam R$ 1 mil de família; vídeo
#GERAL
ROUBO
Bandidos pulam o muro de casa e roubam R$ 1 mil de família; vídeo
Santo Antônio sedia última rodada de arrancada de carros neste sábado
#GERAL
LISTA ÁREA 65
Santo Antônio sedia última rodada de arrancada de carros neste sábado
PF investiga fraudes em transferência de domicílio para beneficiar candidato
#GERAL
OPERAÇÃO ANNOTATA
PF investiga fraudes em transferência de domicílio para beneficiar candidato
Homem é encontrado morto na calçada com perfurações pelo corpo
#GERAL
NÃO IDENTIFICADO
Homem é encontrado morto na calçada com perfurações pelo corpo
Confira Também Nesta Seção: