THIAGO STOFEL
DA REDAÇÃO
A recém-promovida a capitã do Corpo de Bombeiros, Izadora Ledur de Souza Dechamps, foi absolvida em decisão proferida pela Justiça Militar nesta sexta-feira (7), pelo crime de maus-tratos contra o aluno Maurício Júnior dos Santos, em 2016, durante um curso de salvamento na Lagoa Trevisan.
Na decisão, quatro juízes militares votaram a favor da absolvição da pena por insuficiência de provas.
Anteriormente, o juiz Moacir Rogério Tortato do Tribunal de Justiça condenou a militar a dois meses de detenção em regime aberto pelo crime de maus-tratos, mas a Vara Militar decidiu inocenta-lá.
Leia mais:
Governo promove oficial acusada de tortura a capitã do Corpo de Bombeiros
RELEMBRE O CASO
Maurício foi convocado para o Curso de Formação de Soldado do Corpo de Bombeiros em 2015 e deu início às aulas de salvamento aquático, que tinha como instrutura responsável a então tenente Ledur.
Durante uma das aulas, os alunos formaram uma fila e entraram na Lagoa Trevisan sem corda de apoio ou colete salva-vidas. Em seguida, percorreram por quase 50 metros quando a vítima começou a sentir câimbras. Os colegas do aluno tentaram socorrÊ-lo, mas Ledur determinou que os demais alunos seguissem com o treinamento deixando-o para trás.
Em seguida, Ledur teria começado a torturar a vítima de forma psicológica e fisicamente na frente dos outros alunos. Ela só parou com as ofensas quando Maurício perdeu a consciência.
Na época, ele foi levado para uma unidade médica, onde foi constatado que ele sofreu uma exaustão física.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.