Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quarta-feira, 13 de Novembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Domingo, 10 de Novembro de 2024, 12:32 - A | A

10 de Novembro de 2024, 12h:32 - A | A

JUSTIÇA / OPERAÇÃO ANTENADOS

Juiz mantém prisão trio suspeito de fraudar empréstimos em golpe contra idosos

Organização criminosa fez vítimas com idades entre 60 e 75 anos

ARIELLY BARTH
DA REDAÇÃO



Em decisão publicada nesta terça-feira (05), o juiz Jean Garcia de Freitas Bezerra manteve a prisão cautelar de três réus investigados por fraude e estelionato na Operação Antenados. A operação, deflagrada em agosto pela Delegacia Especializada de Estelionato e Outras Fraudes de Cuiabá, investigou uma organização criminosa especializada na aplicação de golpes por meio de empréstimos fraudulentos.

De acordo com a investigação, os suspeitos abordaram 30 vítimas apenas em Cuiabá, todas idosas com idades entre 60 e 75 anos, nas residências delas, simulando a entrega de antenas do programa Siga Antenado, do Governo Federal. Os criminosos obtinham documentos e fotografias das vítimas e, posteriormente, realizavam contratações fraudulentas de empréstimos consignados, com descontos nos benefícios previdenciários dos idosos.

 LEIA MAIS:

Voto dos vereadores eleitos custaram em média R$ 53,50; novata teve melhor custo-benefício

A defesa de Fernando Silva da Cruz, um dos réus, pediu a revogação da prisão preventiva, alegando ausência dos requisitos legais para a custódia cautelar. Argumentou ainda que o réu não exercia liderança na organização criminosa e que havia necessidade de sua presença para o cuidado dos filhos menores.

O juiz fundamentou sua decisão na denúncia que o apontava como o principal articulador do esquema, com um papel hierárquico superior aos demais membros da quadrilha. Além disso, a defesa não comprovou que ele era o único responsável pela guarda dos filhos. O magistrado decidiu pela manutenção da prisão cautelar de Fernando.
.
Jessica Batista Tamborim, outra investigada, solicitou a conversão de sua prisão preventiva em prisão domiciliar, alegando ser responsável pela guarda de uma filha menor. No entanto, o magistrado destacou que Jessica desempenhava um papel crucial na organização criminosa, com envolvimento nas atividades de contabilidade e lavagem de dinheiro, além de já ter sido presa por crimes semelhantes. Bezerra também argumentou que não houve comprovação de que sua filha dependesse exclusivamente de seus cuidados, o que desautorizou a conversão da prisão para domiciliar.

Por fim, a defesa de Gelson Batista Tamborim também contestou a prisão preventiva, argumentando a falta de requisitos para sua decretação. “Nesse enquadramento fático, diante dos indícios de integração à organização criminosa investigada e as condutas supostamente por ele praticadas, tem-se que a soltura do acusado supramencionado representa risco à ordem pública, diante da possibilidade de reiteração delitiva, porquanto os elementos informativos até então colhidos indicam que a atuação ocorria com habitualidade”, escreveu o magistrado e manteve ao manter a prisão cautelar.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Homem de 39 anos é encontrado morto em quitinete após 3 dias
#GERAL
MORAVA SOZINHO
Homem de 39 anos é encontrado morto em quitinete após 3 dias
Temporal
#GERAL
FOTOS E VÍDEOS
Temporal "transforma" Prainha em rio e cobre Avenida do CPA de lama
Ao menos 2.545 moradores da região noroeste de MT podem ter direito a parabólica digital
#GERAL
KIT GRATUITO
Ao menos 2.545 moradores da região noroeste de MT podem ter direito a parabólica digital
Corpo carbonizado é encontrado em área de mata em MT
#GERAL
CRUELDADE
Corpo carbonizado é encontrado em área de mata em MT
Polícia indicia 10 por fraudarem medidores de energia elétrica em MT
#GERAL
OPERAÇÃO CATTUS
Polícia indicia 10 por fraudarem medidores de energia elétrica em MT
Bandido tenta roubar casa, é agredido por moradores e morre
#GERAL
REAÇÃO
Bandido tenta roubar casa, é agredido por moradores e morre
Confira Também Nesta Seção: