CECÍLIA NOBRE
Da Redação
O juiz Moacir Rogério Tortato, da 11ª Vara Criminal de Cuiabá Especializada em Justiça Militar, cancelou a sessão de instrução do policial militar Vanderlei Moreira Xavier, devido ao laudo pericial concluir que o PM possui transtorno mental. Vanderlei é acusado de envolvimento com tráfico de drogas e de ser informante da facção criminosa Comando Vermelho, no município de Confresa, no ano de 2021.
Em fevereiro de 2023, o juiz Marcos Faleiros da Silva, da Justiça Militar, entendeu haver dúvida quanto às acusações contra Vanderlei de modo que determinou a instauração do Incidente de Insanidade Mental. Posteriormente, o laudo pericial concluiu que Vanderlei apresenta quadro psicopatológico compatível com transtorno delirante.
“No caso concreto foi verificado nexo de causalidade entre o transtorno mental e o delito praticado, tornando-o totalmente incapaz de entender o caráter ilícito de seus atos e totalmente incapaz de se determinar. Periciado era, ao tempo dos fatos, totalmente incapaz de entender e se determinar”, diz trecho do laudo médico.
Leia mais:
PM condenado por prestar serviços ao CV é demitido da corporação
Diante disso, o Ministério Público Estadual (MPE) se manifestou pela absolvição de Vanderlei.
Na decisão, Tortato determinou o cancelamento das audiências pois “verifica-se que há no feito pendências a serem dirimidas, tais como a inimputabilidade do acusado (Vanderlei). Portanto, cancelo a sessão de instrução ora designada”, concluiu.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Flow 27/06/2024
Que trabalhador faz exame físico e mental todos os anos tem mais um aí em cima c transtorno mental
Francisco 25/06/2024
Se o cara tem transtorno mental não era nem pra ser policial, agora só é porque é um bandido polícia não pode ser preso, conversa pra boi dormir, olhe lá se não tiver uma propina na mão desse juiz, o cara não é policial é um bandido juiz sem noção, nem eu que não sou magistrado sei disso, a tá me engana que eu gosto investiga mais fundo que aí tem podridão.
Monark 25/06/2024
Estranho isso achei que policiais faziam exames todos os anos como qualquer trabalhador para saber sua condição física e mental para continuar trabalhando?
Steve 25/06/2024
Incrivelmente coincidiu dele apresentar problema de insanidade após ser preso. Só acredita quem quiser.
4 comentários