Sábado, 23 de Novembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sábado, 23 de Novembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

JUSTIÇA Domingo, 19 de Março de 2023, 14:03 - A | A

19 de Março de 2023, 14h:03 - A | A

JUSTIÇA / AÇÃO NO STF

AGU pede anulação de lei que proíbe usinas hidrelétricas no Rio Cuiabá

A empresa Maturatti Participações Ltda, que tem projeto de seis PCHs entre Acorizal e Rosário Oeste, pode ser beneficiada com decisão favorável de ministro

ALLAN PEREIRA E MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação



A Advocacia-Geral da União (AGU) se manifestou favorável para que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), torne inconstitucional a lei que proíbe a construção de usinas e pequenas centrais hidrelétricas em toda a extensão do Rio Cuiabá.

A lei nº 11.865/2022 é questionada em uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela Associação Brasileira de Energia Limpa (Abragel). Caso Fachin torne a norma inconstitucional, a Maturatti Participações Ltda pode ser beneficiada, já que a empresa tem um projeto para instalar seis PCHs entre Rosário Oeste e Acorizal.

Para a Abragel, a lei afronta normas da Constituição da República, que garante à União o poder de legislar sobre os rios de sua propriedade e de explorar o potencial energético delas por meio de hidrelétricas.

Leia mais:

Mauren nega que Sema tenha emitido licenças para PCHs no rio Cuiabá

Coronel Fernanda teria organizado excursão para o 8 de janeiro, diz UOL

O parecer assinado pelo advogado-geral da União, Jorge Rodrigo Araújo Messias, concorda com a argumentação levantada pela Abragel e aponta que a Assembleia Legislativa de Mato Grosso invadiu a competência da União em legislar sobre o aproveitamento energético do rio Cuiabá.

"No presente caso, a proibição irrestrita de construção de usinas hidrelétricas em toda a extensão de um rio de domínio federal, por meio de ato legislativo estadual, por si só, afasta a possibilidade de qualquer debate e equacionamento prévio entre o ente estadual e a União acerca do suprimento de energia elétrica do País", pontua.

Intimada a se manifestar na ação, a Assembleia defendeu que a lei está baseada no princípio da preservação ambiental. Já o Governo do Estado, que também foi intimado, se manifestou pela inconstitucionalidade da legislação. O governador Mauro Mendes (União Brasil) havia vetado o projeto de lei, e Assembleia derrubou o veto.

"Afirmou, ainda, que a norma extrapolaria a competência complementar e suplementar dos Estados para legislar sobre proteção ao meio ambiente. Alegou, por fim, que haveria ingerência indevida no funcionamento e organização da administração estadual, pois a Lei nº 11.865/2022 “impõe ao Poder Executivo a obrigatoriedade, ainda que indireta, de limitação ao licenciamento ambiental, sobretudo, quanto ao aproveitamento energético de recursos hídricos", destaca Messias no parecer.

Por 12 votos favoráveis, duas abstenções e nenhum contrário, os deputados da Assembleia Legislativa aprovaram o projeto que proíbe a construção das usinas, em maio do ano passado. Mauro vetou a proposta. De volta para o Legislativo, os deputados derrubaram o veto e promulgaram a lei para proibir os empreendimentos.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Delmo Daniel Giacomolli 21/03/2023

Em 2009, houve um trabalho de empreiteiras no citado acima, num total de onze PCHS, num percurso não muito longo, região acidentada e de paredoes. Foi feito levantamentos e demarcações de áreas, inclusive indenizando parcialmente os alagados, em contratos cheios de direitos aos investidores. Mas até hoje só ficou nos papéis, e ninguém sabe a real situação dessas demarcações, e até quando os proprietários, vão esperar. Já fazem 14 anos, e nada de concreto. A quem recorrer para anular esses contratos pactuados na época.

positivo
0
negativo
0

DEVAIR VALIM DE MELO 19/03/2023

PARABÉNS AGU..CHEGA DE POLITICOS QUE QUER PROTEGER O RIO ATRAZ.DE VOTOS ..

positivo
0
negativo
0

2 comentários

Rapaz capota RAM ao sair para buscar amigos em MT
#GERAL
VEÍCULO EMPRESTADO
Rapaz capota RAM ao sair para buscar amigos em MT
Seduc amplia projeto piloto de mentoria para fortalecer ensino de professores
#GERAL
Seduc amplia projeto piloto de mentoria para fortalecer ensino de professores
Jovem é estuprada por dois rapazes após sair de boate em Cuiabá
#GERAL
MANÍACOS DO SANDERO
Jovem é estuprada por dois rapazes após sair de boate em Cuiabá
Museu de Arte Sacra abre exposição que recria as fases da vida de Jesus Cristo neste domingo
#GERAL
Museu de Arte Sacra abre exposição que recria as fases da vida de Jesus Cristo neste domingo
Cinco motoristas são presos dirigindo bêbados na Avenida das Torres
#GERAL
LEI SECA
Cinco motoristas são presos dirigindo bêbados na Avenida das Torres
Bêbado perde controle de caminhonete e arranca poste em VG
#GERAL
VÍDEO E FOTOS
Bêbado perde controle de caminhonete e arranca poste em VG
Confira Também Nesta Seção: