LETÍCIA PEREIRA
DA REDAÇÃO
Além da prisão do vereador Paulo Henrique de Figueiredo (MDB), a Operação Publicare (Ragnatela 2) cumpriu mandados contra outras cinco pessoas. Entre elas estão servidores públicos e pessoas ligadas ao vereador preso.
Os alvos são:
Jose Márcio Ambrosio Vieira, motorista de Paulo Henrique;
Rodrigo Anderson de Arruda Rosa, agente de regulação e fiscalização, ex-coordenador na Secretaria de Ordem Pública;
José Maria de Assunção;
Ronney Antônio Souza da Silva;
Maria Edinalva Ambrosio Vieira, irmã de José Márcio
Benedito Alfredo Granja Fontes, ex-secretário adjunto de Ordem Pública, também seria alvo da operação. Todavia, ele morreu em março de 2024.
Os cinco alvos serão ouvidos na próxima quarta-feira (25) na sede da Polícia Federal. Os horários ainda não foram definidos.
De acordo com a Ficco (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado), a segunda fase da operação mirou agentes públicos que agiam em favor da facção criminosa para liberação de licenças e alvarás para shows que eram realizados na casa noturna adquirida com dinheiro do crime organizado. Paulo Henrique, que além de vereador é servidor de carreira no município, tinha forte influência sobre alguns servidores, inclusive sob o então adjunto de Ordem Pública.
"Ficou evidenciado que a participação do vereador PAULO HENRIQUE vai além de sua influência política. PAULO HENRIQUE exerce uma espécie de autoridade perante o Secretário Adjunto de Fiscalização da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa Civil de Cuiabá (SORP), BENEDITO ALFREDO GRANJA FONTES, que por sua vez, é o responsável pela elaboração da escala dos fiscais em casas noturnas e eventos realizados em Cuiabá/MT".
Leia mais:
Vídeo mostra vereador preso chegando à sede da Polícia Federal
Vereador de Cuiabá é preso por favorecer com membros do Comando Vermelho
Além disso, outros alvos estariam auxiliando o parlamentar na lavagem de dinheiro. O veículo que ele usava, um Jeep Compass avaliado em mais de R$ 100 mil, estava registrado em nome de Maria Edinalva Ambrosio Vieira, irmã de José Márcio Ambrósio Vieira, que é motorista do parlamentar.
"Em continuidade ao acompanhamento de PAULO HENRIQUE, os policiais identificaram o veículo JEEP COMPASS, de placas RAS-9A41, estacionado na garagem nº 349, pertencente ao apartamento de PAULO HENRIQUE. Ao consultar o referido veículo, os policiais constataram que ele está registrado em nome da irmã de JOSÉ MARCIO AMBROSIO VIEIRA, a sra. MARIA EDINALVA AMBROSIO VIEIRA. A equipe também flagrou PAULO HENRIQUE conduzindo o referido veículo, o que não deixa dúvidas quanto a sua propriedade de fato", diz trecho de documento.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.