MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, defendeu a continuidade da vacinação dos adolescentes contra a Covid-19.
O Ministério da Saúde recomendou, no último dia 16, a suspensão da aplicação das vacinas nos adolescentes de 12 a 17 anos.
O imunizante da Pfizer é o único autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacinação dos adolescentes contra a Covid-19.
Leia mais:
Suspensão de vacina é aterrorizante, diz entidade médica
Governo Bolsonaro muda regra para vacinação de adolescentes e gera confusão
"Eu tenho convicção que os secretários estaduais de Saúde, alicerçados nas orientações técnicas dos especialistas, dos secretários municipais de Saúde, nós convenceremos o Ministério da Saúde da importância da vacinação de todos os brasileiros. Portanto, não é indicação do comitê técnico nem vontade de um secretário a suspensão da vacinação dos adolescentes", afirmou Gilberto nesta segunda-feira (20).
Na coletiva em que sugeriu a suspensão da imunização dessa faixa etária, o ministro Marcelo Queiroga apresentou dados do ministério que dão conta que 26,7 mil adolescentes em todo o país teriam sido imunizados com doses da AstraZeneca, da Coronavac e da Jansse, que não têm aprovação da Anvisa para tal.
Na próxima semana, os secretários municipais e estaduais de Saúde devem se reunir com o ministério para tentar modificar a recomendação.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.