MIKHAIL FAVALESSA E ALLAN PEREIRA
Da Redação
As obras imediatas de reparação da BR-163, assumida nesta semana pelo Governo do Estado, vão custar R$ 202,5 milhões aos cofres públicos. O governador Mauro Mendes (União Brasil) assinou as ordens de serviço para as obras nesta sexta-feira (5).
Como mostrado pelo Midiajur anteriormente, a Rota do Oeste, então controlada pela Odebrecht Transport (OTP), deixou de alocar recursos em 2022 na "Provisão para Conserva Especial", um fundo para obras de conservação da rodovia.
O Estado assumiu a concessão da Rota do Oeste por meio da empresa de economia MT Participações e Projetos (MT Par), após um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) autorizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A rodovia segue sendo federal, sob regulação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), mas a concessão passa para a responsabilidade do Estado e da empresa controlada pelo Governo de Mato Grosso.
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As restaurações imediatas têm como prioridade a trafegabilidade em cinco trechos, inicialmente.
Na Rodovia dos Imigrantes, trecho da BR-070, as obras acontecerão do Km 495,5 ao Km 524, e custarão R$ 22,6 milhões. Entre Cuiabá e Jangada, a restauração é do Km 434,4 ao Km 502,7 da BR-364, com custo de R$ 49,3 milhões.
As obras também acontecerão entre Jangada e Rosário Oeste, na BR-364, entre os Km 502,7 e Km 543,5, por R$ 37,2 milhões. Já o trecho entre Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, ao custo de R$ 44,9 milhões, será restaurado entre os Km 603 e 693 da BR-163.
O último trecho a passar por restauração imediata é entre os Km 693 e 855 da BR-163, entre Lucas do Rio Verde e Sinop. O custo dessas obras é de R$ 48,3 milhões.
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edna cristina torres 17/05/2023
Mas não era duplicação da pista. Agora é restauração? Não entendi. E vai gastar esse valor todo para remendar uma pista? Nos somos uns idiotas mesmos. Pra o aumento das taxas se vai ficar a mesma porcaria
1 comentários