DA REDAÇÃO
Cerca de 30 profissionais que atuam no tratamento de pacientes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) participam desde ontem (18) de um curso para novas abordagens no manejo comportamental e ABA (Applied Behavior Analysis – conhecida como Análise do Comportamento Aplicada), um dos modelos de terapia mais conhecidos e eficientes no tratamento do autismo.
Ministrado pelo especialista na área, Dr. Ricardo Corrêa Martone, o curso é oferecido pela Unimed Cuiabá, que tem investido em sua rede própria para ofertar o atendimento de ponta a seus beneficiários.
Além de promover a capacitação, os casos de TEA tratados nas clínicas da Unimed Cuiabá passam a contar com a supervisão do Dr. Ricardo Corrêa Martone, pós-doutor em Psicologia Experimental e Análise do Comportamento pela PUC/SP, e da Dra. M. Carolina Martone, BCBA, doutora em psicologia pela UFscar.
Leia mais:
Inscrição com isenção de taxa começa nesta sexta
A Unimed Cuiabá tem tratado este assunto com muita seriedade e sensibilidade. No último ano buscamos referências tanto estruturais quanto técnicas para implantar em nossa rede própria. Agora, estamos investindo em nosso corpo clínico, trazendo um dos maiores nomes em ABA no Brasil”, explicou o diretor-presidente Dr. Carlos Bouret.
O curso reúne psicólogas, psicopedagogos fonoaudiólogas, psicomotricistas, fisioterapeutas, terepeutas ocupacionais e neurologista – todos sob a missão de elaborar planos terapêuticos personalizados para cada paciente, com tratamento humanizado e acolhimento também à família e aos cuidadores.
Novo Espaço
A Unidade Multidisciplinar de Terapias Especiais da Unimed Cuiabá tem 20 consultórios exclusivos TEA, em um complexo de 1.400m2 construído para ser referência em todos os níveis de autismo. Trata-se da primeira em Cuiabá a utilizar protocolo nível padrão ouro, com núcleo de acolhimento e psicologia também para os pais, incentivando ainda o treinamento parental em oficinas e grupos terapêuticos.
Capacitações
Em 16 de dezembro, a Cooperativa Médica promoveu o Workshop Intervenção em ABA que reuniu pais de crianças com TEA, orientando para uma influência positiva no desenvolvimento dos filhos, e os terapeutas das Clínicas Unimed Cuiabá para debate sobre as situações desafiadoras, preparando-os a aplicarem as novas técnicas e, assim, obter melhores resultados terapêuticos junto aos pacientes.
(Com assessoria)
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.