VIADS
Sexta-feira, 18 de Abril de 2025
icon-weather Cuiabá
34°C
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sexta-feira, 18 de Abril de 2025
icon-weather Cuiabá
34°C
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

AGRONEGÓCIOS Sexta-feira, 11 de Abril de 2025, 08:29 - A | A

11 de Abril de 2025, 08h:29 - A | A

AGRONEGÓCIOS / SAFRA 2024/2025

Mato Grosso mais uma vez é decisivo para a safra recorde de grãos no Brasil

A safra de grãos pode chegar 330 milhões de toneladas, 32 milhões a mais que a safra passada

DA REDAÇÃO



A colheita da soja em Mato Grosso já chegou a 99,5% da área semeada com a produtividade média chegando a 3.897 quilos por hectares, a maior já registrada no estado mato-grossense. As informações são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A produtividade mato-grossense é fator primordial para o Brasil, mais uma vez, bater recorde na produção de grãos. A safra de grãos 2024/2025 pode chegar 330 milhões de toneladas, 32 milhões a mais que a safra passada. Esse aumento vem da maior área plantada e do bom clima nas principais regiões produtoras.

Com a colheita das culturas de primeira safra em fase adiantada, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) vem confirmando a perspectiva de uma safra recorde de grãos. O volume, se confirmado, além de ser o maior já registrado na série histórica da Conab, representa um crescimento de 32,6 milhões de toneladas quando se compara com o ciclo 2023/24. Os dados estão no 7º Levantamento da Safra de Grãos 2024/25 divulgado na quinta-feira (10) pela Companhia.

O incremento estimado pela estatal se deve tanto a uma maior área plantada, prevista em 81,7 milhões de hectares, com incorporação de 1,7 milhão de hectares em relação à 2023/24, quanto às condições climáticas favoráveis registradas na primeira safra nas principais regiões produtoras. As perspectivas positivas para o clima também dão suporte para o desenvolvimento das culturas na segunda safra. Neste cenário, é esperada uma recuperação da produtividade em 8,6%, estimada em 4.045 quilos por hectares.

Soja

Dentre os produtos cultivados, a soja deve registrar o maior volume já colhido no país. Nesta safra, a Conab prevê uma produção de 167,9 milhões de toneladas, resultado 20,1 milhões de toneladas superior à safra passada. O Centro-Oeste, principal região produtora do grão, deve registrar um novo recorde na produtividade média das lavouras com 3.808 quilos por hectare, superando o ciclo 2022/23.

Em Mato Grosso a colheita já chega a 99,5% da área semeada com a produtividade média chegando a 3.897 quilos por hectares, a maior já registrada no estado mato-grossense. Cenário semelhante é visto em Goiás, onde os trabalhos de colheita já atingem 97% da área com uma produtividade de 4.122 kg/ha.

Milho

Com a colheita da soja avançada, o plantio do milho 2ª safra está próximo de ser finalizado. A produção total do cereal, somados os três ciclos da cultura, está estimada em 124,7 milhões de toneladas em 2024/25, crescimento de 9 milhões de toneladas em relação ao ciclo passado. Só na segunda safra do grão é esperada uma colheita de 97,9 milhões de toneladas, resultado de uma maior área plantada, estimada em 16,9 milhões de hectares, combinado com uma recuperação de 5,5% na produtividade média prevista em 5.794 quilos por hectare.

Algodão

Para o algodão, a expectativa de produção recorde vem se confirmando. O plantio está concluído com estimativa de área em 2,1 milhões de hectares, crescimento de 6,9% sobre a safra 2023/24. Já para a produção de pluma é esperada uma colheita de 3,9 milhões de toneladas, 5,1% acima do volume produzido na safra anterior.

Mercado

Neste levantamento, a Companhia ajustou as estimativas de consumo de milho na safra 2024/25, uma vez que a produção total do cereal foi reajustada para 124,7 milhões de toneladas. Com isso, a nova expectativa é de um volume de 87 milhões de toneladas consumidas no mercado interno. Já as exportações estão projetadas em 34 milhões de toneladas. Mesmo com o aumento no consumo interno, o estoque final deve chegar a cerca de 7,4 milhões de toneladas do grão. Cenário semelhante é encontrado para o algodão, em que o aumento na produção possibilita um incremento tanto no consumo quanto no estoque de passagem da fibra.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Teotônio 11/04/2025

Um espetáculo de realização dos brasileiros. Em breve as rodovias não caberão os caminhões, tornando-se urgente a conclusão da ferrovia Rondonópolis/Lucas.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

Adolescente atira contra outro usando espingarda da família
#GERAL
ÁREA RURAL
Adolescente atira contra outro usando espingarda da família
Idoso é preso por desmatar APP em estância na estrada de Chapada
#GERAL
CRIME AMBIENTAL
Idoso é preso por desmatar APP em estância na estrada de Chapada
Feriadão em Cuiabá será de calor; Chapada terá muita chuva na Páscoa
#GERAL
PREVISÃO DO TEMPO
Feriadão em Cuiabá será de calor; Chapada terá muita chuva na Páscoa
Deputado quer manter Santa Casa aberta mesmo com inauguração do Hospital Central
#GERAL
SAÚDE
Deputado quer manter Santa Casa aberta mesmo com inauguração do Hospital Central
Advogado e cliente tentam tirar carro de delegacia com documentos falsos
#GERAL
FLAGRANTE
Advogado e cliente tentam tirar carro de delegacia com documentos falsos
CRM flagra óticas realizando consultas com optometristas
#GERAL
EXERCÍCIO ILEGAL
CRM flagra óticas realizando consultas com optometristas
Confira Também Nesta Seção: