MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
A Polícia Militar prendeu dois integrantes da Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT) na noite de segunda-feira (13) depois que eles filmaram policiais militares comendo no acampamento montado por bolsonaristas em frente à 13ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército, em Cuiabá. Teria havido pressão dos manifestantes pela prisão deles.
O local é onde ocorrem protestos contra a vitória do presidente eleito e diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Os atos são considerados antidemocráticos pela Justiça, pois pedem intervenção das Forças Armadas contra o resultado eleitoral.
Denilson D'Arc, secretário estadual da Juventude do PT, e Clarinda Castro foram detidos pelos policiais militares no ponto de ônibus que fica em frente ao batalhão. Eles aguardavam o transporte para irem à faculdade no período da noite.
Os dois teriam decidido filmar o acampamento para mostrar a dificuldade de pegar o ônibus no local, já que os manifestantes por vezes ocupam o ponto de parada do transporte público.
"A gente parou para fazer um registro de como estava a manifestação, quando alguns bolsonaristas não curtiram que a gente estava filmando, já virou com ofensas, perguntando o que a gente estava fazendo ali, nos ofendendo, e a gente só estava exercendo o nosso direito de filmar uma manifestação política em um espaço público. A gente não cometeu crime algum", afirma Denilson em um vídeo gravado dentro do camburão da PM.
Dois policiais militares abordaram os jovens, que afirmam ter respondido da forma mais respeitosa e apresentaram seus documentos de identificação. Não havia policial feminina para fazer a prisão de Clarinda, que ainda alega que foi machucada no braço ao ser agarrada pelos policiais.
"Pegaram minhas coisas, meu celular, isso aqui é inadmissível", diz Clarinda no vídeo.
Nenhum dos dois tinham qualquer passagem policial.
"Eles quiseram nos abordar após os manifestantes descobrirem que eu sou filiado ao Partido dos Trabalhadores, eles pesquisaram nas redes sociais, viram que eu sou uma pessoa filiada ao Partido dos Trabalhadores e por esse motivo nos conduziram para cá", afirma Denilson.
Os jovens ficaram pelo menos uma hora dentro do camburão no CISC Planalto até serem liberados. O Diretório Estadual do PT acompanha o caso e deve emitir uma nota pública ainda nesta manhã.
Veja o vídeo:
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Gisele Paulini de Souza 18/12/2022
Dinheiro realmente não traz educação para todos. Seus colonos, aprendam a perder de uma vez por todas !! Se seu Deus é Hitler vai morar na Alemanha. Vocês não passam de marionetes das redes sociais de Bolsonaro.
Monique 15/12/2022
Se fosse professores ou petistas já teriam tomado bala de borracha na cara faz tempo...
Charles Fitzgerald 14/12/2022
Não vejo nada errado com os policiais comerem na frente do QG. Eles ganham muito pouco e colocam a vida na linha todos os dias pela ordem e lei no Brasil. Um churrasquinho grátis é o mínimo que podemos dar as policias!
H. Queiroz 14/12/2022
Petista tem que ser PRESO só pelo fato de existir.
Josefina Valeriano 14/12/2022
Deveriam ter prendido os bolsominions que praticaram atos de terrorismo no dia da posse do lula , destruindo bens público , incendiaram ônibus e aterrorizaram a população .
Regiane Oliveira De Souza 14/12/2022
Estamos vivendo tempos de trevas e a luta vai ser longa
Evaldo Reis Lopes da Silva 14/12/2022
A Polícia Militar de um Estado Federado Brasileiro, está descumprindo o seu papel social, quando passa a oferecer segurança privada a sociedade.
Ederjunior Lino Borges 13/12/2022
Infelizmente mt além de ser terra dos agrodestruidores se tornou os abusos dos policiais principalmente dos militares,mas tenho muita fé em Deus que o nosso presidente Lula fará algo para mudar os dismandes no país.
Cleidimara Silva 13/12/2022
A própria polícia faz parte desses grupos terroristas. Vocês já viram spray de pimento e algum deles no capô do carro da polícia? Eu nunca vi.
Anamelcia Pereira 13/12/2022
Espero que o Partido dos Trabalhadores tome as providências Legais. Esses jovens foram vítimas e precisa haver justiça.
HELDER RODRIGUES DA SILVA 13/12/2022
Eles devem denunciar diretamente no Ministério Público, que é o órgão de controle externo da atividade policial. Depois façam denúncia na Ouvidoria da Polícia Militar e na Defensoria Pública. A demissão dos policiais envolvidos é o que se espera.
Zé do Arroto 13/12/2022
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
Elaine 13/12/2022
Prender bandido que faz e que incita atos antidemocráticos e terrorismo, esses eles não prendem não. Nosso país virou terra arrasada, mas isso vai acabar!
Angelita Nascimento 13/12/2022
Uma vergonha Se não fossem estas ilustres personalidades, claro que estariam na jaula
Júlio Césae De Pinheiro Arrais 13/12/2022
A polícia se aliou com os terroristas. É o fim do Estado Democratico e de Direito. A luta será árdua, mas venceremos.
15 comentários