ARIELLY BARTH
DA REDAÇÃO
Ministério da Educação (MEC) decidiu, nesta quinta-feira (26), excluir definitivamente a medida de bonificação regional para candidatos que cursaram o Ensino Médio em Mato Grosso. a medida veio após a decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), que, com 22 votos a 8, que manteve a bonificação regional de 15% para alunos do estado que realizaram o último Enem
Na decisão do CONSEPE, os alunos do estado que participaram do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderiam continuar a contar com os 15% de bonificação regional para aplicação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
O assunto vem sendo debatido desde novembro, quando a universidade havia revogado a portaria, mas no início deste mês o Colegiado entendeu por manter a bonificação para os alunos que a haviam realizado as provas e que planejavam ingressar na UFMT e contavam com a bonificação.
Leia mais:
Psicóloga dá dicas e estratégias para se cumprir metas do Ano Novo
O tema vem sendo debatido desde novembro, quando a universidade havia revogado a portaria. No entanto, no início deste mês, o colegiado decidiu manter a bonificação após pressão de pais e alunos.
Em nota, a UFMT lamentou a decisão do MEC, ressaltando que a universidade se empenhou em defender a manutenção da bonificação regional e tomou todas as medidas possíveis para garantir sua aplicação.
Nota na íntegra
A UFMT informa que empenhou esforços e manifestou posição em defesa da manutenção do bônus regional, e que mesmo diante da recomendação do MEC para a sua remoção, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFMT votou pela manutenção da bonificação regional como medida de ação afirmativa para o SISU 2025.
Em conformidade com a decisão do CONSEPE, no dia 06 de dezembro de 2024, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG-UFMT) realizou a adesão ao SISU garantindo a bonificação, termo que consta publicado em https://www.ufmt.br/unidade/ingresso/publicacoes?id=9&category=218&page=1.
No entanto, no dia 12 de dezembro de 2024, a UFMT foi oficiada pelo MEC para retificar o termo de adesão indicando a necessidade de remoção da bonificação sob pena de exclusão dessa medida de ação afirmativa pelo próprio Ministério da Educação. Mesmo assim, a UFMT manteve a bonificação no SISU, conforme decisão do CONSEPE.
Ainda, no dia 26 de dezembro de 2024, a Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior - DPPES da Secretaria de Educação Superior - SESU do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC, informou que foi reaberto a adesão do SISU com a exclusão definitiva da bonificação regional.
A UFMT lamenta esta imposição do MEC e informa que deliberou pela constituição de uma comissão para definir outras formas de ingresso, para os próximos anos, que melhor atenda a sociedade mato-grossense.
Universidade Federal de Mato Grosso
Reitoria
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.