ALLAN PEREIRA
Da Redação
O grupo Fomentas Mining Company, do empresário Valdinei Mauro de Souza, afirma que está tranquilo com o cumprimento dos mandados de busca e apreensão da Operação Hermes da Polícia Federal e do Ibama na manhã desta quinta-feira (1º). A operação investiga crimes de comércio ilegal de mercúrio que teriam provocado rombo de R$ 1 bilhão nos cofres públicos.
"O grupo está tranquilo, pois as aquisições foram realizadas com observância de mais absoluta legalidade, com expedição de nota fiscal e pagamentos via sistema bancário", alegam em nota enviada à imprensa, após terem acesso aos autos do processo.
Segundo a nota, a casa de Valdinei e de um de seus genros, além de duas empresas do Grupo Fomentas em Poconé, foram alvos de mandado e bloqueio de bens.
"A ação da PF se deu em função da compra de mercúrio de duas das empresas investigadas. Assim, no que se refere ao empresário Valdinei e seu genro, o motivo das medidas judiciais se limita ao fato de que as fornecedoras de mercúrio são investigadas por suposta importação ilegal", ressalta.
A PF realizou três mandados de busca e operação em Poconé, onde Valdinei, também conhecido como Nei Garimpeiro, possui garimpos. Um dos alvos, segundo informações recebidas pelo Midiajur, seria o garimpo da empresa Salinas Gold, que pertence ao empresário.
O Grupo Fomentas aponta ainda, na nota, que "é um dos pioneiros em Mato Grosso a iniciar a eliminação do mercúrio no processo de extração do ouro, inclusive tendo sido premiado por tal iniciativa".
"Por fim, a Fomentas irá prestar todas as informações para colaborar com as investigações e acredita tanto no trabalho policial quanto da Justiça para esclarecer os fatos", finaliza.
OPERAÇÃO HERMES - A PF e o Ibama investigam crimes contra o meio ambiente, comércio ilegal de mercúrio, organização e associação criminosa, receptação, contrabando, falsidade documental e lavagem de dinheiro, em sete estados da Federação.
Os crimes em apuração estão intrinsecamente relacionados ao contrabando e acobertamento de mercúrio, produto destinado ao abastecimento de garimpos em estados da Amazônia Legal (Mato Grosso, Rondônia e Pará).
A Operação Hermes (Hg) é a maior operação de desarticulação de uso ilegal de mercúrio da história.
Na data de hoje, entre as medidas judiciais em cumprimento pela Polícia Federal, determinadas pela Primeira Vara Federal em Campinas, estão: 5 mandados de prisão preventiva; 9 mandados de prisão temporária; 49 mandados de busca em municípios nos estados do Mato Grosso, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rondônia, incluindo residências, sedes de empresas, depósitos e áreas de mineração.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.