Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sexta-feira, 27 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

GERAL Terça-feira, 09 de Julho de 2024, 11:00 - A | A

09 de Julho de 2024, 11h:00 - A | A

GERAL / CASO ZAMPIERI

Disputa de terra avaliada em R$ 100 mi motivou morte de advogado, revela delegado

Aníbal Manoel Laurindo foi indiciado como mandante do crime; esposa não teve participação comprovada

CECÍLIA NOBRE
DA REDAÇÃO



O produtor rural Aníbal Manoel Laurindo foi indiciado pela Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) como mandante do assassinato do advogado Roberto Zampieri, ocorrido em dezembro de 2023. A esposa dele, Elenice Ballarotti Laurindo, que chegou a ser tratada como investigada, não foi indiciada por falta de elementos probatórios que a ligassem ao crime.

Aníbal responderá pelo crime de homicídio qualificado, mediante pagamento e promessa de recompensa, além de emboscada. "Falo com 101% de certeza, na fase de inquérito, de que foi Anibal quem mandou matar o advogado Roberto Zampieri", assegurou o delegado.

O motivo do crime é uma disputa por uma área de R$ 100 milhões em Paranatinga, em que Zampieri atuava contra Aníbal e seus familiares. "Nesse processo cível, as datas são muito coincidentes. Mas, no celular do coronel Caçadini nós encontramos imagens dessa ação cível, dessa disputa em específico", colocou o delegado.

Nilson Farias contou que uma das "coincidências" que levaram a descobrir o mandante do crime está de que, no processo cível da disputa pela fazenda, o advogado morto entrou com pedido de produção de provas e, neste mesmo dia, foi tirada uma foto com o endereço do escritório do advogado. As imagens foram encontradas no celular do coronel Etevaldo Luiz Caçadini.

"São 'enes' situações, fora ligações e tudo mais. Então, assim, realmente está concatenado", frisou o delegado.

Segundo Nilson, Zampieri ganhou uma ação contra o irmão de Aníbal, de nome Wanderley, em relação a reintegração de posse de uma fazenda. Em seguida, ele passou executar a fazenda de Aníbal, que é ao lado, "como se fosse uma só". "Lá atrás, quando um dos executores no áudio fala com sotaque italiano que 'meu irmão já perdeu e eu não vou perder'. Agora tudo se encaixa, porque Aníbal tem sotaque sulista", acrescentou.

Em relação ao não indiciamento de Elenice, o delegado pontuou que os elementos colhidos apontam que ela não teve participação ou sequer conhecimento dos planos do marido em ceifar a vida do advogado. Farias frisou que toda a trama foi planejada e organizada por Aníbal Laurindo.

"Demonstra que ele tem o domínio de decisões na casa. Durante mandados de busca e apreensão ficou bem demonstrado isso", garantiu o delegado, destacando que a única citação da esposa está uma transferência bancária. "Mas, por ser marido dela, obviamente ele tem esse controle. Não teve elementos a mais, trabalhamos apenas com elementos técnicos porque eles ficaram em silêncio", explicou o delegado.

Leia mais:

Justiça solta fazendeiro suspeito de matar advogado

PROXIMIDADE POLÍTICA

Ao decidir mandar matar Zampieri, Aníbal Laurindo procurou o coronel reformado do Exército, Etevaldo Luiz Caçadini. Eles se aproximaram e fizeram amizade em meio aos protestos anti-democráticos de 2022, após a derrota de Jair Bolsonaro para a presidência da República.

"O Etevaldo Caçadini foi em Minas Gerais e fez o contato com os executores, figurando como intermediário. O mandante não teve contato com os executores, apenas o intermediário", detalhou o delegado.

Farias explicou que na fase investigativa chegou a pedir a prisão de Aníbal Laurindo, mas foi determinado o uso de tornozeleira eletrônica por conta da idade avançada do mandante. "Mas nada impede que na fase processual, seja feito ou deferido novo pedido de prisão".

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Avião com 4 pessoas faz pouso forçado numa mata em Cuiabá; vídeo
#GERAL
PÂNICO NO AR
Avião com 4 pessoas faz pouso forçado numa mata em Cuiabá; vídeo
Foragido da Justiça é capturado após ser vítima de esfaqueamento
#GERAL
MANDADO EM ABERTO
Foragido da Justiça é capturado após ser vítima de esfaqueamento
Mulheres são presas com 70 quilos de maconha em rodoviária
#GERAL
TRÁFICO
Mulheres são presas com 70 quilos de maconha em rodoviária
Cuiabá tem feira de adoção de animais
#GERAL
PETS
Cuiabá tem feira de adoção de animais
Médico morre ao tentar conter incêndio em fazenda em MT
#GERAL
CARBONIZADO
Médico morre ao tentar conter incêndio em fazenda em MT
Obra na Miguel Sutil deixa mais de 20 bairros sem água em Cuiabá
#GERAL
COMPLEXO LEBLON
Obra na Miguel Sutil deixa mais de 20 bairros sem água em Cuiabá
Confira Também Nesta Seção: