DA REDAÇÃO
A Aldeia Pukanu, localizada em Luciara (1.073 quilômetros de Cuiabá), foi alagada pelas chuvas que atingem a região. Localizada há 89 quilômetros do município, a aldeia possui cerca de 45 famílias, com mais de 100 pessoas morando no local.
A aldeia é banhada pelo Rio Tapirapé. De acordo com Claudio Kanela Wajatom, presidente da Associação Indígena do Povo Kanela do Araguaia, o período chuvoso costuma alagar o local, mas neste ano a situação foi ainda mais grave.
"Hoje, 80% das casas da aldeia estão alagadas. Não há risco de perder vidas, mas tem risco grande de perder bem materiais", explicou.
Cláudio Kanela falou que a prefeitura tem atuado para prestar socorro aos indígenas. "A gente tem sido atendido. Mas, o acesso está complicado e dificultado até a chegada de mantimentos", frisou.
Leia mais:
Mato Grosso tem alerta de temporais durante a semana; veja previsão
Luciara foi um dos 14 municípios do Estado que decretaram situação de emergência. Autoridades do município estão se deslocando para Cuiabá para pedir apoio estatal.
Em relação a Aldeia Pukanu, o representante dos indígenas explicou que a demarcação seria uma das formas de evitar alagamentos de residências. Segundo ele, a parte mais alta da área da aldeia foi invadida e é necessário a demarcação para que os indígenas façam suas residências no local.
Veja vídeos da aldeia:
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.