DA REDAÇÃO
Além de alagar ruas e avenidas, o temporal que caiu neste domingo (12) em Cuiabá afetou as estruturas do antigo pronto-socorro de Cuiabá. O local foi completamente inundado pelas águas da chuva.
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), esteve no local com a secretária municipal de Saúde, Lúcia Helena Barboza Sampaio, o secretário de Obras, Reginaldo Teixeira, e o coronel Alessandro Borges Ferreira, da Defesa Civil, e garantiu que o alagamento não atingiu os setores onde estão pacientes. Apenas a ala administrativa da unidade foi afetada.
"Uma força-tarefa emergencial foi mobilizada para realizar a limpeza e assegurar o pleno funcionamento das atividades administrativas", diz nota da prefeitura.
"A gestão municipal também iniciou um levantamento técnico para identificar as falhas estruturais do prédio, que enfrenta problemas históricos de infraestrutura acumulados ao longo dos anos. Problemas que poderiam ter sido evitados com obras de manutenção adequadas", complementou a nota.
Um dos bairros mais atingidos foi o São Matheus. Abílio também esteve no local acompanhado de técnicos da Defesa Civil e da Assistência Social para analisar a situação.
Ele garantiu apoio aos moradores e ações para realizar no córrego do local, que transbordou. "Primeiro, vamos atender as pessoas que estavam em casas alagadas, retirando-as das áreas de risco. Estamos em diálogo com a Defesa Civil e a Assistência Social do Estado para nos auxiliarem", assinalou.
CHUVA
A forte chuva que caiu sobre Cuiabá neste domingo iniciou por volta das 17 horas e se arrastou pela noite. Imagens que viralizaram nas redes sociais mostraram residências alagadas, assim como ruas e avenidas.
Pontos críticos, como as Avenidas da Prainha e Fernando Correa, se tornaram um "verdadeiro rio" com correnteza forte. No bairro Lixeira, imediações da Clínica Femina, também houve grande alagamento.
Veja nota da prefeitura sobre a chuva:
A Prefeitura de Cuiabá informa que já iniciou na primeira semana de janeiro desobstrução de bocas de lobo na região Central para evitar alagamentos no período chuvoso.
A Defesa Civil vistoriou pontos críticos para alagamentos na Avenida da Prainha e na avenida Miguel Sutil e também galerias de águas pluviais na região da avenida Tancredo de Almeida Neves.
Na ação conduzida pela Secretaria de Serviços Urbanos, foi feita a limpeza quatro caixas coletoras localizadas nas avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha), Generoso Ponce, Pedro Celestino e Maria Taquara. No total, foram retirandos aproximadamente 300 quilos de lixo.
O cronograma de desobstrução continuará nas próximas semanas, atendendo a outras regiões da cidade.
A Prefeitura de Cuiabá pede a compreensão da população para evitar jogar lixo nas ruas e avenidas.
Veja vídeos da chuva:
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.