MIKHAIL FAVALESSA E ALLAN PEREIRA
Da Redação
O vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), confirmou que busca viabilizar candidatura ao Governo do Estado em oposição ao governador Mauro Mendes (União Brasil), e defendeu a redução de impostos em Mato Grosso. Ele mencionou diretamente os casos do gás natural e da energia solar.
O nome de Stopa foi ventilado pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) como opção para contrapor Mauro Mendes em outubro. Inicialmente, o vice-prefeito estava reticente com a possibilidade. Ele deixou a Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) dentro do prazo eleitoral para desincompatibilização.
"Estamos construindo. É um processo de construção que estamos fazendo para viabilizar", resumiu Stopa.
Leia mais:
PT tem nomes de professores da UFMT e Unemat ao governo; irmão de deputado deve ir ao Senado
Ex-reitora é cotada para disputar Governo
O PV está dentro da federação com o PT e o PCdoB, que deverão caminhar juntos nas eleições. Dentro desse grupo, o nome da ex-reitora da UFMT Maria Lúcia Cavalli Neder (PCdoB) tem sido aventado como pré-candidata, e o PT também discute os nomes dos professores Reginaldo Araújo, diretor-geral da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), e Domingos Sávio, presidente da Associação dos Docentes da Unemat (Adunemat).
"É um processo democrático, se coloca o nome, se discute e se chega a um denominador comum. Até o final de maio as coisas ficam mais claras, cada um constrói da melhor forma possível, e a federação obviamente dentro de um processo de respeito, de discussão política, dentro de um processo democrático vai tirar quem vai ser o candidato e vai para as convenções", afirmou Stopa.
O prefeito Emanuel Pinheiro tem tido embates acirrados com o governador Mauro Mendes, com troca de falas por vezes ofensivas entre ambos. Segundo Stopa, sua oposição deverá ser "de respeito".
"Se discute ideias, não se discute outra coisa. E obviamente eu tenho respeito pelo governador, tenho carinho por ele, uma campanha de respeito, a campanha tem que existir no mundo das ideias e das propostas", afirmou.
Sobre a plataforma de campanha, o vice-prefeito afirmou que irá defender "a diminuição de impostos, principalmente do gás natural, da energia solar, o incentivo a novos meios de transporte, entre outras coisas".
E adiantou que deve buscar votos entre os servidores públicos, que possuem relação de animosidade com Mauro Mendes.
"Nós consideramos o servidor público um aliado, um parceiro, e nós temos que fortalecê-los para que o Estado avance, logicamente exigindo serviço público de qualidade. É função do servidor público oferecer serviço público de qualidade, mas dentro de um patamar de respeito, garantindo todos os direitos do servidor público para que a sociedade possa avançar", disse.
Para Stopa, o governo poderia ter aplicado mais recursos em Cuiabá durante a gestão de Mauro, "poderia ter tido um olhar diferente".
"Política é a arte de negociar, se viabilizar, com propostas claras, objetivas, sem muito 'blá blá blá', com objetividade. E é isso que nós estmaos fazendo, com objetividade, construindo uma proposta para Mato Grosso", resumiu.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.