GIOVANNA BAIOCCO
Da Redação
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) adiou, na manhã desta segunda-feira (26), a votação que poderia revogar definitivamente a bonificação regional de 15% concedida a estudantes que concluíram o ensino médio no estado. A decisão foi tomada após o Diretório Central dos Estudantes (DCE) solicitar mais tempo para discutir o tema com os centros e diretórios acadêmicos.
O conselheiro discente Emanuel Dominic pediu vistas com carga no processo que aprovou, em caráter ad referendum, a Resolução nº 506/2024, a qual já revogou a bonificação nos processos seletivos da universidade. O DCE anunciou que irá convocar uma reunião com representantes estudantis para debater o tema com a comunidade acadêmica antes da nova deliberação.
Leia mais:
Jovem é morto a tiros com as mãos amarradas por extensão elétrica
Estado anula demissão de PM preso por tráfico de drogas, mas mantém processo interno
Entenda o caso:
A Resolução nº 506, publicada pela UFMT no último dia 7 de novembro, revogou o benefício de 15% de bonificação a estudantes que concluíram o ensino médio em Mato Grosso, medida que já está em vigor para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024.
Segundo a universidade, a decisão segue uma recomendação da Consultoria Jurídica do Ministério da Educação (Conjur/MEC) e está alinhada com entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF), que defende que políticas de redução de desigualdades regionais devem observar o "princípio da isonomia".
No entanto, a mudança gerou insatisfação. Um grupo de pais e alunos organizou um abaixo-assinado com mais de 1.700 assinaturas pedindo ao Consepe que reconsiderasse a decisão. O documento foi protocolado eletronicamente no domingo (25) e entregue fisicamente nesta segunda-feira.
A data para a retomada da votação ainda não foi definida.
Leia mais:
Justiça extingue punibilidade de servidores réus por comercialização ilegal de madeira
Uma pessoa morre e outras quatro ficam feridas durante tiroteio em festa
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.