Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quarta-feira, 05 de Fevereiro de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

ECONOMIA Sábado, 06 de Abril de 2013, 09:39 - A | A

06 de Abril de 2013, 09h:39 - A | A

ECONOMIA / DUPLO HOMICÍDIO

Júlio Campos pede reunião de inquéritos ao STF

Inquérito sobre fraude na transferência de terras pode anular argumentos do MPF, diz defesa

LAURA NABUCO
DA REDAÇÃO



A defesa do deputado federal Júlio Campos (DEM) requereu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a reunião de dois inquéritos que tramitam na Corte acerca do assassinato do empresário Antônio Ribeiro Filho e do geólogo Nicolau Ladislau Ervin Haraly, que foram mortos em 2004, em São Paulo, supostamente a mando do parlamentar.

Conforme a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), Júlio Campos teria encomendado o crime para se apropriar de terras ricas em pedras preciosas. Com a morte do empresário teria sido feita uma transferência fraudulenta da propriedade para dois “laranjas”: Naurirá Alves de Oliveira, secretária do deputado, e o advogado Delci Baleeiro Souza.

O inquérito que apura o assassinato do empresário e do geólogo está sob relatoria do ministro Marco Aurélio, enquanto que um segundo inquérito, que apura se realmente houve fraude ou não na transferência da propriedade, está sob relatoria do ministro Teori Zavascki. Neste constam como investigados o deputado e sua secretária.

A defesa de Júlio Campos sustenta que a união dos inquéritos é necessária porque, caso consiga comprovar a inexistência de fraude na transferência da propriedade, toda a fundamentação jurídica que o aponta como mandante dos assassinatos será desfeita.

Ressalta ainda que constam no inquérito sob a relatoria de Zavascki perícias importantes para a elucidação dos fatos. “Assim, entende gerar verdadeira limitação ao direito de defesa a não reunião dos procedimentos”, diz trecho do pedido.

O requerimento foi encaminhado ao ministro Marco Aurélio, que em uma decisão monocrática de 23 de março, requereu a manifestação do MPF acerca do pleito.

Outro lado

Em entrevista ao MídiaJur no mês passado, o advogado do deputado, Paulo Fabrinny Medeiros, afirmou que o inquérito contra Júlio Campos acerca do assassinato só foi instaurado por motivos midiáticos.

Ele pontuou que outras duas hipóteses, que não envolviam o parlamentar, sequer foram consideradas. Uma delas é que a esposa do empresário teria um caso com o motorista e a segunda é que Ribeiro Filho e Nicolau Ladislau brigavam pelo direito sobre uma mina em Mato Grosso do Sul com uma terceira pessoa.

Para Fabrinny, esta duas hipóteses seriam mais plausíveis, ao menos do ponto de vista regional, visto que todos os executores do crime são de Mato Grosso do Sul e não há, segundo ele, nada que prove a ligação entre o deputado e os assassinos.

Leia mais sobre o assunto AQUI.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Personal trainer é preso com drogas em bairro de Cuiabá
#GERAL
TRÁFICO
Personal trainer é preso com drogas em bairro de Cuiabá
Homem é preso por agredir e xingar a companheira de
#GERAL
COVARDE
Homem é preso por agredir e xingar a companheira de "negra fedida"
Recém-nascido morre enquanto dormia com pais na cama em MT
#GERAL
APENAS 20 DIAS
Recém-nascido morre enquanto dormia com pais na cama em MT
Ações retiram pacientes dos corredores do PS de Várzea Grande
#GERAL
PRIORIDADES
Ações retiram pacientes dos corredores do PS de Várzea Grande
Motorista esquece de puxar freio de mão e carro invade batalhão da PM; vídeo
#GERAL
DISTRAÇÃO BÁSICA
Motorista esquece de puxar freio de mão e carro invade batalhão da PM; vídeo
Integrantes de facção que sequestraram e executaram homem são presos
#GERAL
TRIBUNAL DO CRIME
Integrantes de facção que sequestraram e executaram homem são presos
Confira Também Nesta Seção: