DA REDAÇÃO
A Associação de Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT) destacou a importância da tecnologia ao apresentar as pesquisas realizadas nos Centros Tecnológicos (CTECNOs) em uma live realizada nesta quinta-feira (10.04) com o apresentador Danilo Gentili. Durante o encontro, o vice-presidente sul da Aprosoja MT, Fernando Ferri, reforçou que, mesmo diante das dificuldades com o manejo do solo, os produtores mato-grossenses investem em inovação para aumentar a produtividade.
Durante a explicação sobre o que é feito nos CTECNOs Araguaia e Parecis, localizados em Nova Nazaré e em Campo Novo do Parecis, respectivamente, Ferri falou sobre como os produtores se esforçam para buscar soluções para o manejo de solos com características extremas.
"Primeiro, na década de 1980, ocupamos os solos arenosos, as áreas planas, de maior fertilidade. No final dos anos 1990, ao começo dos anos 2000, começou-se a ocupar os solos arenosos, que eram solos de menor fertilidade, e fomos criando tecnologia para produzir nesse tipo de solo. Agora, em meados de 2010, começamos a ocupar os solos siltosos, que, em Mato Grosso, somam mais de 3.600.000 hectares", conta o vice-presidente sul.
Ferri também ressaltou o avanço tecnológico dos agricultores do estado em relação ao mundo: "Nós temos uma eficiência tão grande, os produtores mato-grossenses. Pois, quando você roda o mundo, como já tivemos a oportunidade de viajar para vários lugares, vemos que a nossa agricultura é a agricultura mais tecnológica do mundo", diz Ferri.
Além disso, o vice-presidente sul divulgou as visitas técnicas realizadas nos CTECNOs, que acontecem em Campo Novo do Parecis (CTECNO Parecis), no dia 16 de abril, e em Nova Nazaré(CTECNO Araguaia). No dia 25 de abril. Os eventos são abertos ao público, com entrada gratuita, e oferecem conhecimento sobre solos arenosos e siltosos.
Danilo Gentili também reforçou a importância de divulgar as ações do agronegócio brasileiro, enfatizando sua relevância para o progresso do país: "Quero agradecer pela conversa, foi bastante esclarecedora e é bem legal propagar o que o agro, o que a Aprosoja MT tem feito para todo mundo, deixar o agronegócio mais popular porque é o que leva o Brasil para frente, a vocação do Brasil é o agro", agradeceu o apresentador.
A live reforçou a dedicação dos agricultores mato-grossenses com a inovação e o desenvolvimento sustentável do agronegócio. Os Centros Tecnológicos da Aprosoja MT representam o esforço contínuo do setor em superar desafios e o compromisso da entidade em aprimorar as práticas agrícolas.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.