Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS Quarta-feira, 26 de Março de 2014, 12:09 - A | A

26 de Março de 2014, 12h:09 - A | A

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / TEMPO REAL

Vereador vai dividir cela na Polinter com Pedro Henry

João Emanuel foi preso nesta manhã em Cuiabá

ISA SOUSA E LAÍSE LUCATELLI
DO MIDIANEWS



O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) também prendeu, nesta manhã (26), Amarildo Santos, assessor e ex-marido de uma prima do vereador João Emanuel (PSD). Ele foi detido em um posto de gasolina, em Cuiabá.

Além dos dois, o Gaeco irá cumprir mais dois mandados de prisão, contra acusados de participar de esquema de lavagem de dinheiro público e falsificação de documentos de terrenos.

Segundo o Gaeco, Santos é acusado de uso de documento público falso, crime de falsidade ideológica e estelionato. Ele está sendo encaminhado para Penitenciária Central do Estado.

O advogado de Emanuel, Eduardo Mahon, se disse "perplexo" com a prisão do vereador. Segundo ele, o parlamentar sempre se colocou à disposição do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Ao MidiaNews, Mahon afirmou que deve entrar com um habeas corpus ainda hoje.

Participação de Amarildo

Em depoimentos ao Gaeco no ano passado, a empresária Ruth da Silva Dutra e seu filho, Pablo Noberto Dutra, que supostamente tiveram um terreno envolvido no esquema de Emanuel, Amarildo aparece se apresentando como um assessor do vereador.

Pablo foi ouvido pelo Gaeco no dia 18 de outubro passado e afirmou que, no dia 4 do mesmo mês, estava em seu local de trabalho, a Neox Visual, quando foi procurado por Caio Freitas e “mais quatro ou cinco pessoas que aparentavam ser seguranças ou cobradores”.

Caio, que aparece nas investigações da Operação Aprendiz, como dono de uma factoring, teria cobrado de Pablo a entrega de terrenos no bairro Areão, os quais teriam sido adquiridos por ele através de procuradores e supostamente comprados por João Emanuel.

Pablo disse que foi pressionado pelos seguranças e um deles se apresentou como Amarildo dos Santos, assessor de Emanuel.

Também estava presente Evandro Viana Stábile (filho do desembargador Evandro Stábile, afastado do TJMT), ex-sócio de Pablo na Gráfica Imprimais e que teria dito: “Pablo, você fez o negócio; agora, os caras estão pressionando aqui”.

Caio, Pablo, Evandro e Amarildo combinaram de ir ao Cartório do 2º Ofício, em Várzea Grande, onde a venda teria sido concretizada. Pablo disse ter descoberto que a procuração assinada por sua mãe Ruth era falsificada.

Uma reunião foi marcada para o dia 7 de outubro, na Neox, para tratar do assunto. Participaram Pablo, Ruth, Evandro e Amarildo.

Teria sido Amarildo a propor R$ 500 mil para o ressarcimento dos terrenos para que Ruth não ingressasse com nenhuma ação judicial declaratória de nulidade.

Delegado ouvirá presos (Atualizada às 10h35)

O delegado que deverá ouvir os presos é Pedro Elias Miguel Daehr. À imprensa ele afirmou que vai tomar conhecimento do caso e cumprirá decisão do Poder Judiciário.

Procurador-legislativo chega a Polinter (Atualizada às 10h38)

O procurador-geral Legislativo da Câmara de Cuiabá, Rodrigo Cyrineu, chegou a Polinter para prestar possíveis esclarecimentos quanto a atuação de João Emanuel quando esteve a frente da Presidência.

Gaeco pediu prisão de oito (Atualizada às 11:06)


Apesar da Justiça ter acatado mandados de prisão para quatro pessoas, o Gaeco havia pedido a prisão de oito.

São elas: Marcelo de Almeida Ribeiro, vulgo “Frango” ou “Quiqui”, que se diz corretor de imóveis; Mário Borges Junqueira, vulto "Boqueta" e que se diz empresário; André Luiz Guerra Santos, que se diz empresário; Érica Patrícia Cunha da Silva Rigotti, sem profissão fornecida; Pablo Noberto Dutra Caires e Evandro Vianna Stábile, que se diz empresário.

Emanuel foi detido perto do Big Lar (Atualizada às 11:14)

João Emanuel foi preso um pouco antes da 9 horas, na Avenida Miguel Sutil, nas proximidades do supermercado Big Lar. Ele dirigia o seu veículo quando foi abordado por policiais que o pediram para parar.

A partir daí, João Emanuel foi informado do mandado de prisão e conduzido à prisão. O vereador ainda comunicou da prisão para assessores mais próximos, incluindo o seu advogado.

Advogado fala com João Emanuel (Atualizada Às 11:17)

Eduardo Mahon, que está na sede da Polinter, afirmou que conversou com Emanuel a pouco e que ele está "calmo e sereno porque é uma pessoa muito equilibrada".

Para o advogado, a situação não deve se postergar. Porém, caso se delongue, é direito do vereador pedir licença das funções parlamentares.

João Emanuel não fez nenhum tipo de pedido especial. Como hoje é dia de visita, parentes do vereador são esperados no local.

Vereador fez post no Facebook (Atualizada Às 11:23)

Na manhã de hoje (26), pouco depois das 8 horas, o vereador João Emanuel (PSD) fez um post em sua página no Facebook com os seguintes dizeres: "Deus se moverá em nosso favor porque esperamos nele. A melhor quarta-feira a todos".

Poucos minutos depois, ele foi detido pelo Gaeco.

Divisão de cela (Atualizada às 11:50)

O vereador João Emanuel dividirá a cela na Polinter com o ex-deputado federal, condenado pelo Mensalão petista, Pedro Henry (PP). O espaço é de 3 por 2, contendo uma beliche, ventilador, TV e geladeira.

Segundo apurou a reportagem, o primeiro almoço de Emanuel na Polinter será composto de peixe, pirão, arroz, feijão e salada.

Quer receber notícias no seu celular? PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE WHATSAPP clicando aqui .


Comente esta notícia

Enteado mata padrasto a facadas na frente de casa
#GERAL
BRIGA FAMILIAR
Enteado mata padrasto a facadas na frente de casa
Trânsito no Portão do Inferno é liberado no sistema de pare e siga
#GERAL
AGORA
Trânsito no Portão do Inferno é liberado no sistema de pare e siga
Homem que estava desaparecido é encontrado morto às margens de rodovia
#GERAL
AO LADO DE MOTO
Homem que estava desaparecido é encontrado morto às margens de rodovia
Trânsito no Portão do Inferno é interrompido por causa das chuvas
#GERAL
SEGURANÇA
Trânsito no Portão do Inferno é interrompido por causa das chuvas
Cabo da PM e mais dois são presos por invasão de terras em MT
#GERAL
TOLERÂNCIA ZERO
Cabo da PM e mais dois são presos por invasão de terras em MT
Ação apreende 500 quilos de de drogas em matagal em MT
#GERAL
VEJA VÍDEO
Ação apreende 500 quilos de de drogas em matagal em MT
Confira Também Nesta Seção: