ALLAN PEREIRA
Da Redação
A Executiva do União Brasil de Cuiabá determinou, em ata registrada na manhã desta segunda-feira (25), que os vereadores da sua legenda devem se posicionar de forma contrária ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na Câmara Municipal.
Para isso, os vereadores já receberam a orientação de votar pela cassação do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e pela reprovação das contas da gestão do emedebista referente ao ano de 2022. Se votarem a favor, eles podem ser expulsos. A orientação partidária foi repassada durante reunião, na sede do partido, na manhã desta segunda (25).
A orientação do União Brasil se deu depois que o vereador Cezinha Nascimento votou contra a comissão processante aprovada na Câmara de Cuiabá para investigar o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O voto criou uma situação constrangedora no partido. Havia, inclusive, o risco dele sair da sigla - o que o parlamentar ainda cogita.
Leia mais:
Emanuel assina notificação das contas reprovadas e processo de cassação
Vereador que votou a favor de Emanuel vai deixar União Brasil
Além de Cezinha, a sigla conta com Michely Alencar e o recém-filiado dr. Luiz Fernando. Cezinha também participou da reunião. A presidente do União Brasil de Cuiabá, deputada federal Gisela Simona, disse que os três aceitaram, de forma unânime, de se colocar contra Emanuel na Câmara.
Segundo Gisela Simona, foi definida e colocada em ata a oposição a Emanuel por conta do parecer de reprovação das contas de 2022 do Tribunal de Contas, pela intervenção na Saúde em 2023, pelos dois afastamentos do gestor por decisão judicial e pelas paralisações nos serviços públicos por falta de pagamentos, além do que avaliam como caos na saúde e nas contas da prefeitura.
Ficou definido também na reunião a criação de um Conselho de Ética, Fidelidade e Disciplina Partidária para acompanhar as votações dos vereadores do União Brasil.
"Hoje foram fixadas diretrizes partidárias do União Brasil em Cuiabá e que, havendo descumprimento por parte de alguns de nossos vereadores, há previsão de penalidades prevista no estatuto a ser publicado. Mas acreditamos que isso não ocorrerá porque toda votação de hoje foi por consenso e por unanimidade - tanto da comissão executiva, quanto dos nossos vereadores", disse Gisela.
A Executiva do União Brasil de Cuiabá também definiu que a líder do União Brasil na Câmara será a vereadora Michely Alencar.
O prefeito Emanuel Pinheiro é alvo de uma comissão processante que o investiga por supostos atos de corrupção na Saúde de Cuiabá. A investigação pode levar à sua cassação. Ele também tem que se defender da reprovação das contas em outra votação. Caso os vereadores sigam a orientação do TCE, o emedebista ficará inelegível pelos próximos oito anos.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Maria betania Bezerra de Oliveira 27/03/2024
Sonho de consumo da população que amarga a meses sem saude sem educação sem rua para andar que todos os vereadores que apoiaram e assinaram em baixo todas as aberrações dessa gestao nao sejam reeleitos. A nossa camara esta parecendo a do Rio de Janeiro tem todos os tipos de criminosos assasinos, pendofolo, corrupção isso é o carro chefe.
Maria betania Bezerra de Oliveira 25/03/2024
Sera que voces vereadores acham que somos todos bobos? querem fingir que trabalho se o prefeito manteve quase todos os vereadores com trocas basta ver a secretaria de meio ambiente e a coordenadoria de bem estar animal que foi passada a um vereador em troca daquele voto de minerva que salvou o prefeito da cessação lembram? assim seguiu tantos outros favores e a causa animal nao saiu de mera usufluto de político oportunista. Retrospectiva da causa a heranca deixada aos animais um canil improvisado desde 2017 criado c aei 436/2017 nao temos controle populacional de caes e gatos. Orçamento insuficiente para tudo. Local esse q falta tudo ate o basico do basico. O hospital veterinário sera que sai da gaveta? Para que tirar o prefeito se ja fez tudo que nao era para fazer ja foi feito. Sao patéticos a casa dos horrores 1
2 comentários