ALLAN PEREIRA
Da Redação
Colocado como um dos pré-candidatos ao Governo, o vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), vai continuar a briga do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para implantar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na Capital.
"Se eu for eleito governador, o VLT vai acontecer em Cuiabá e Várzea Grande", afirma.
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Segundo Stopa, já foi gasto uma fortuna com o VLT, por isso defende a continuidade do projeto.
Diz também que é um transporte mais limpo, moderno e sustentável.
O Governo, que quer implantar o Ônibus de Transporte Rápido (BRT, na sigla em inglês), já homologou o resultado da licitação para contratação de empresa do modal adversário na última semana.
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), o Consórcio Construtor BRT Cuiabá foi o vencedor do certame com uma proposta de R$ 468.031.500,00.
O próximo passo é a assinatura do contrato com o Consórcio, formado pelas empresas Nova Engevix Engenharia e Projetos, Heleno & Fonseca Construtécnica e Cittamobi Desenvolvimento em Tecnologia.
Na última semana, Stopa se colocou como pré-candidato na disputa pelo Governo em oposição ao possível projeto do governador Mauro Mendes (União Brasil), que ainda não confirmou que vai ao pleito.
Histórico
A decisão de troca do VLT pelo BRT foi tomada pelo Governo, em dezembro de 2020, a partir de decisão judicial que determinou a rescisão contratual com o consórcio por suspeita de corrupção e pagamento de propina para agentes públicos, conforme consta em delação premiada.
Até o ano passado, o único empecilho quanto a instalação do BRT era a dívida de R$ 572 milhões com a Caixa Econômica Federal, já que era detentora de um empréstimo ao Governo para custear as obras do VLT e não autorizava dar outra finaliade para o recurso.
Contudo, em dezembro do ano passado, o governador Mauro Mendes (União Brasil) quitou a dívida e fez com que o Governo não ficasse dependente da autorização da Caixa para instalar o BRT.
Dentre as intervenções propostas no edital, estão as construções de 46 estações, de um terminal na região do Coxipó e outro no CPA, além da reconstrução do Terminal André Maggi em Várzea Grande.
Será construído ainda um viaduto para passagem do BRT na rotatória das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio, uma nova ponte sobre o Rio Coxipó, a criação de um parque linear na Avenida do CPA, a requalificação do Largo do Rosário e demais adequações no trânsito.
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