Domingo, 24 de Novembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Domingo, 24 de Novembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Terça-feira, 07 de Junho de 2022, 16:38 - A | A

07 de Junho de 2022, 16h:38 - A | A

POLÍTICA / DISCUSSÃO

Reunião com governo para discutir RGA dos servidores deve acontecer nesta quarta

Encontro de deputados com secretários e servidores devem ocorrer em Colégio de Líderes

DA REDAÇÃO



Após a ausência dos secretários do Governo para prestar esclarecimentos sobre a Revisão Geral Anual (RGA) de 2018, a reunião com Rogério Gallo (Casa Civil), Fábio Pimenta (Fazenda) Basílio Bezerra (Planejamento e Gestão) foi remarcada para a manhã desta quarta (8), durante o Colégio de Líderes na Assembleia Legislativa.

A reunião do colégio ocorre momentos antes da sessão ordinária desta quarta-feira (8).

Leia mais:

AL convoca secretários para prestar informações sobre RGA de 2018

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), autor da chamada dos três secretários, aponta que o adiamento da reunião se deu pelo chamamento se tratar de um "convite", e não uma "convocação".

“Eles não vieram. Por isso, estamos dialogando com a presidência da Assembleia para que seja reagendado para quarta-feira de manhã, antes da sessão plenária. Espero que isso aconteça, caso tenha algum imprevisto, eu reapresento o requerimento convocando e não como convite, para que eles sejam obrigados a vir”, reforçou Ludio.

O parlamentar destaca que os servidores estão mobilizados em defesa da RGA e que, ao longo dos últimos quatro anos, não foi concedida de forma como deveria.

Lúdio cita que há uma perda de remuneração acumulada na ordem de 24% do conjunto dos servidores e que o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é de 49%.

“Há uma lei aprovada em 2017 que assegura 4,19% de RGA em 2018 que nunca foi cumprida. Os governos utilizaram sempre como escudo uma decisão do TCE que impedia esses pagamentos em função da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que na prática não existe mais, porque o Estado está aplicando apenas 36% da receita de corrente líquida em despesa com o pessoal. [...]. Há uma margem de mais de R$ 3 bilhões para recompor essas perdas salariais dos servidores públicos. O RGA de 2022, que corresponderia a inflação de 2021 não foi pago de forma integral, havendo uma defasagem de 4%”, lembrou Cabral.

O deputado pretende também correr contra o tempo para que o projeto seja aprovado antes do período eleitoral.

“Nós temos pela legislação eleitoral até o dia 4 de julho como limite para propor qualquer alteração na legislação que implique em recomposição de perdas salariais. Eu espero, sinceramente, que a gente de conta de fazer isso”, afirma ele.

Para Lúdio, o atual governo tem compromisso com os “muitos ricos” e, para isso, tem sacrificado a qualidade dos serviços públicos e o respeito aos servidores ao longo dos anos.

Projeto de Decreto Legislativo 1/2022 - Um pedido de vista do deputado Dilmar Dal Bosco (União), durante solicitação de parecer oral da Comissão de Trabalho e Administração Pública em sessão ordinária no dia 1º de junho, adiou a votação do Projeto de Decreto Legislativo 1/2022.

O PDL, de autoria de lideranças partidárias, buscar sustar os efeitos do acórdão nº 539/2018 do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, que trata da Revisão Geral Anual (RGA) do funcionalismo público estadual referente a 2018.

Devido ao pedido de vista, a votação do PDL 1/2022 ficou prevista para a sessão da próxima quarta-feira (8).

(Com assessoria)

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Motorista de ônibus é preso com armas longas e centenas de munições
#GERAL
ARSENAL
Motorista de ônibus é preso com armas longas e centenas de munições
Acidente entre 4 veículos deixa um morto na BR-364
#GERAL
TRAGÉDIA
Acidente entre 4 veículos deixa um morto na BR-364
Cuiabá leva empate no último lance e encaminha rebaixamento
#GERAL
BRASILEIRÃO
Cuiabá leva empate no último lance e encaminha rebaixamento
Garoto de programa esfaqueia cliente em quarto de motel em MT
#GERAL
DESACORDO
Garoto de programa esfaqueia cliente em quarto de motel em MT
Usuário de drogas é baleado após discussão no Pedra 90
#GERAL
VIOLÊNCIA
Usuário de drogas é baleado após discussão no Pedra 90
Rapaz capota RAM ao sair para buscar amigos em MT
#GERAL
VEÍCULO EMPRESTADO
Rapaz capota RAM ao sair para buscar amigos em MT
Confira Também Nesta Seção: