MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
Pescadores fecharam parcialmente a rodovia MT-040, que liga Cuiabá a Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço, na manhã desta terça-feira (27). Eles protestam contra o projeto de lei nº 1363/2023, chamado de "Transporte Zero".
Os pescadores são principalmente da região de Santo Antônio e Barão de Melgaço, e a mobilização teve início às 5h. Os veículos trafegam em apenas uma das pistas da rodovia.
O projeto de lei pretende proibir por cinco anos a atividade dos pescadores profissionais, ou pescadores artesanais. Apenas "pesque e solte", "pesque e pague" e a pesca para consumo na beira do rio estariam permitidos no período.
Leia mais:
Mauro: MPF não tem que dizer se projeto da pesca pode tramitar
O texto prevê o pagamento de um auxílio durante três anos: o governo propôs um salário mínimo no primeiro ano, meio salário mínimo no terceiro ano e um quarto de salário mínimo no quarto ano. Deputados propuseram um substitutivo com um salário mínimo por três anos.
Além da reprovação do projeto de lei, os manifestantes pedem investimento na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e na Polícia Ambiental para que trabalhem em conjunto com os pescadores na preservação dos rios.
O PL nº 1363/2023 foi aprovado em primeira votação no final de maio e segue para segunda votação amanhã (28) na Assembleia Legislativa. Há previsão de manifestação dos pescadores também no Legislativo.
Veja vídeos do bloqueio:
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.