MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
Enquanto a Assembleia Legislativa discute novamente o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que pode extinguir o Parque Estadual Serra de Ricardo Franco, um novo pedido de mineração dentro da área de reserva ambiental foi feito na Agência Nacional de Mineração (ANM).
O requerimento para mineração de cobre, níquel, platina, paládio e ouro foi feito em 3 de maio e fica, em sua maior parte, dentro do atual traçado do parque em Vila Bela da Santíssima Trindade.
O PDL nº 2/2017 estava fora da pauta do Legislativo havia mais de quatro anos, e voltou a tramitar em janeiro, quando foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
O texto já havia sido aprovado em primeira votação em 2017, mas foi retirado na época após pressões do Ministério Público Estadual (MPE) e de organizações da sociedade civil ligadas ao meio ambiente.
Leia mais:
Mineração ligada a aliado de deputado está na borda de parque prestes a ser extinto
Neste ano, o projeto chegou a entrar por duas vezes na pauta de votação e foi retirado também por pressão do MPE e dos ambientalistas.
O PDL revogaria o decreto que criou o parque, com assinatura do então governador do Estado, Dante de Oliveira, em 1997.
A volta do assunto à pauta aconteceu de maneira concomitante ao requerimento de autorização de pesquisa mineral feito por Johannes Gustav Bringsken, empresário de Cuiabá, dono da Bringsken Engenharia Ltda. Ele é irmão do prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, André Bringsken (MDB).
A área total da possível mineração é de 9706,6 hectares, dos quais quase a totalidade entra dentro do parque, de acordo com o mapa enviado à ANM.
No total, o empresário estima investir R$ 285 mil para pesquisar os minérios na área.
Reprodução
Pedido de mineração de níquel, ouro, cobre, platina e paládio foi feito dentro da área de reserva ambiental do Parque Estadual Serra de Ricardo Franco
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Carlos 16/05/2022
A quem beneficia a mineração dentro de uma Reserva Ambiental. A atividade mineradora tem grande impacto no meio ambiente, é concentradora de renda. Essas riquezas váo tudo para o exterior e para nós somente sobra o dano ambiental. se vê pelo nome que essa pessoa é estrangeira. Chega de exploração.
1 comentários