MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, garantiu que a possibilidade de uma Medida Provisória do Governo Federal proibir a construção de ferrovias estaduais que se integrem à malha federal é apenas um “ruído”.
A União prepara um texto que deve se tornar o marco legal do transporte ferroviário.
O possível entrave para os trilhos estaduais motivou atuação dos três senadores mato-grossenses e do governador Mauro Mendes (DEM), em Brasília.
“Não tem redação, não tem nada. É ruído. Estamos, agora, esclarecendo esses ruídos. Vamos andar para frente e esquecer esse assunto”, afirmou o ministro.
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Tarcísio esteve em Cuiabá para entrega de um trecho duplicado da BR-163/364, na saída de Cuiabá, na manhã desta sexta-feira (20).
Mauro e os senadores Wellington Fagundes (PL) e Jayme Campos (DEM) estiveram no ato.
“A gente está fazendo ferrovia Norte-Sul. Está fazendo Ferrovia de Integração do Centro-Oeste. Fez a renovação da Malha Paulista. Fez a renovação de Carajás, da Vitória Minas, vai trazer a Fico para cá, quer fazer a Ferrogrão... Por que você acha que a gente seria contra uma ferrovia estadual? Todas as ferrovias são bem-vindas. Tira isso da cabeça, isso não existe”, declarouo ministro à à imprensa.
O Governo do Estado lançou uma chamada pública para os trilhos que devem ligar Rondonópolis, onde chega a Ferronorte, a Cuiabá e também a Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte da Capital).
A Rumo Logística, que já opera a ligação da Ferronorte com a Malha Paulista, foi a única a se apresentar para o investimento de R$ 12 bilhões. O prazo acaba em 3 de setembro.
“Não há isso. Toda ferrovia que agrega, que ajuda a capturar mais carga, que aumenta a disponibilidade de transporte ferroviário concorre para redução de tarifa. Então a iniciativa é bem-vinda, todas as iniciativas são bem-vindas. O Governo Federal trabalha integrado com o Governo de Mato Grosso, não há essa aresta, esse atrito. Que bom que vai ter uma ferrovia estadual, não é problema nenhum. Quem bom que vai ter uma ferrovia, esse é o ponto”, disse Tarcísio.
O ministro apontou a necessidade de ampliação das possibilidades de escoamento por ferrovias para os grãos produzidos em Mato Grosso. Atualmente, a produção é estimada em 70 milhões de toneladas por ano. A previsão é que em nove anos esse volume suba para 130 milhões.
Tarcísio deu como exemplo de capacidade atual a Ferronorte, que escoa entre 22 e 24 milhões de toneladas dessa produção.
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