MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
Em uma edição extra do Diário Oficial publicada na noite de sexta-feira (28), o governador Mauro Mendes (DEM) sancionou o projeto de lei que autoriza o garimpo em áreas de Reserva Legal no Estado. O projeto foi criticado durante sua tramitação, com indicativo do Ministério Público de que seria inconstitucional e violaria o Código Florestal brasileiro.
De autoria do deputado Carlos Avalone (PSDB), a proposta se tornou a lei complementar nº 717/2022 com a sanção de Mauro.
Leia mais:
MPF vai acionar a lei de mineração em reserva legal
Taxas de garimpo não serão reduzidas, defende Sema
Pelo texto, há possibilidade de exploração mineral das áreas de Reserva Legal, desde que haja compensação ou regeneração da área utilizada. A compensação pode ser feita em outra propriedade, desde que esteja dentro do mesmo bioma e com 5% a mais da área explorada.
A lei complementar altera o Código Estadual do Meio Ambiente para admitir atividade de extração mineral dentro de Reserva Legal, que seria uma área protegida nas propriedades rurais.
Para o Ministério Público Federal (MPF), a mudança na legislação abre espaço para degradação do meio ambiente, com a realização de atividade poluidora em áreas que estariam preservadas anteriormente.
Entidades de defesa do meio ambiente, como o Observatório Socioambiental, também apontam para a possibilidade de extinção de fauna e flora que não estariam "compensados" na nova área a ser preservada, em outra propriedade.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.