Sábado, 08 de Fevereiro de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sábado, 08 de Fevereiro de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2025, 09:52 - A | A

07 de Fevereiro de 2025, 09h:52 - A | A

POLÍTICA / SOLUÇÃO EM MENTE

Mauro diz ter "cartas na manga" para retomada das obras do BRT

Solução será apresentada após acabar o prazo para consórcio se manifestar

LETICIA AVALOS
DA REDAÇÃO



O governador Mauro Mendes (União) afirmou nesta sexta-feira (7) que já tem em mente algumas alternativas para retomada e conclusão das obras do BRT em Cuiabá e Várzea Grande. Nesta semana, Mauro anunciou a rescisão com o consórcio que tocava a obras.

Segundo o governador, o Tribunal de Contas do Estado e outros órgãos, como o Ministério Público Estadual, poderão auxiliar o Executivo a adotar o melhor modelo para a retomada dos serviços. "Governo de Mato Grosso tem uma estratégia. Jamais tomaria uma decisão dessa se não tivesse algumas cartas na manga. Quem me conhece sabe que eu não ajo por impulso, não fico dando entrevista falando aquilo que o Governo não tenha certeza do que ele possa fazer. Se nós tomamos essa medida, é porque nós sabemos os próximos passos, mas eu prefiro concretizar esses passos para depois anunciar", afirmou o governador.

Mauro explicou que após a notificação da rescisão, é preciso respeitar alguns prazos. O primeiro é de cinco dias úteis para o consórcio que tocava a obra responda as razões para o atraso, bem como outras situações que geraram a decisão pela rescisão.

Uma das explicações do consórcio, segundo o governador, deverá ser a demora para iniciar a obra em Cuiabá por conta de imbróglios judiciais entre Governo e prefeitura, que na gestão passada ainda tentava a implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). "Já disse publicamente que eles têm razão. As obras ficaram um ano atrasada aqui em Cuiabá, porque a prefeitura foi na Justiça, travou, obstruiu, fez tudo que era possível para atrapalhar o BRT e conseguiu", afirmou o governador.

No entanto, Mauro acredita que os serviços já eram para estar mais adiantados e o consórcio não adotou o ritmo adequado, mesmo com as notificações realizadas. "Eles deixaram de ter razão quando renegociamos esse prazo todo em outubro do ano passado. Demos a ele nova oportunidade e eles não cumpriram", assinalou.

Leia mais:

Com apenas 18% de obras executadas, Estado rescinde com Consórcio BRT

MP aguarda desfecho entre Governo e consórcio e não descarta atuar 'na novela BRT'

Desde a decisão pela rescisão, o chefe do Paiaguás relatou que as equipes técnicas da Secretaria de Infraestrutura e do Tribunal de Contas têm se reunido para adotar a melhor solução para a obra. Os diálogos vêm sendo feitos com os conselheiros Valter Albano e Domingos Neto, que relatam as contas da Sinfra. "De maneira técnica, vamos construir nova solução e apresentá-la ao presidente e aos demais conselheiros para uma homologação e sua implementação", disse o governador, que não deu uma data exata para os serviços retomarem.

"Vai ser no menor espaço de tempo possível. Uma rescisão é um caminho longo e doloroso, por isso que evitamos. Não foi a primeira alternativa nossa, apertamos esse consórcio de todas as formas possíveis, demos as oportunidades necessárias, mas tudo na vida tem um limite. Chegou esse limite e estamos adotando as medidas necessárias".

"Pode ser semana, pode ser alguns poucos meses, mas em breve essas obras estarão ocorrendo", adiantou o governador.

Mauro Mendes afirmou que o Governo não fará nenhuma ação emergencial na avenida por conta das obstruções causadas pelas obras. "Não tem tantas obstruções. O trânsito flui quase que na normalidade. As obras causam impacto pequeno na Avenida do CPA".

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Vídeo mostra alunos de escola estadual fumando maconha em praça; veja
#GERAL
FLAGRANTE
Vídeo mostra alunos de escola estadual fumando maconha em praça; veja
Estado prepara desapropriações para duplicar estrada Cuiabá-Chapada
#GERAL
CONVOCAÇÃO
Estado prepara desapropriações para duplicar estrada Cuiabá-Chapada
Dona de cachorros abandonados é presa por maus-tratos em Cuiabá
#GERAL
FLAGRANTE
Dona de cachorros abandonados é presa por maus-tratos em Cuiabá
Bombeiro salva bebê engasgado com leite em Várzea Grande
#GERAL
HERÓI DE FARDA
Bombeiro salva bebê engasgado com leite em Várzea Grande
Pediatra de MT recebe apoio das referências em neuropediatria e TEA do país
#GERAL
MEDICINA
Pediatra de MT recebe apoio das referências em neuropediatria e TEA do país
Notícias falsas sobre mudança da 'Lei da Cadeirinha' são desmentidas em MT
#GERAL
Notícias falsas sobre mudança da 'Lei da Cadeirinha' são desmentidas em MT
Confira Também Nesta Seção: