LAICE SOUZA
DA REDAÇÃO
No início da tarde de desta terça-feira, às 14 horas, o juiz Julier Sebastião da Silva irá realizar audiência de instrução e julgamento do caso que ficou conhecido como “Escândalo dos Maquinários”.
A ação popular, proposta pelo empresário Antônio Sebastião Gaeta, objetiva apurar uma suposta fraude em licitação na ordem de R$ 44 milhões, para aquisição de 705 máquinas e equipamentos que foram distribuídos para todas as prefeituras do Estado.
A aquisição dos maquinários fazia parte do programa de governo “MT 100% Equipado”, do então governador Blairo Maggi, hoje senador da República.
Os fatos teriam ocorrido em 2009, durante a realização do certame. Após denúncias de irregularidades, em 2010, a Auditoria Geral do Estado detectou a existência do rombo no processo licitatório.
Para a aquisição das máquinas foram gastos R$ 241 milhões. O recurso foi conseguido junto ao Banco Mundial de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A previsão é que na audiência os peritos Aloísio Bianchini e Antônio Renan Berchol da Silva sejam ouvidos pelo juiz. Foram eles os responsáveis por analisar se as máquinas eram realmente as contempladas pelo processo licitatórios. Também devem ser ouvidos os réus.
A decisão sobre o julgamento não deve ser divulgada nesta terça-feira (10), porque existem testemunhas em outros Estados que serão ouvidas por meio de carta precatória.
Na ação que tramita na Justiça Federal respondem como réus o senador Blairo Maggi, os ex-secretários de estado Vilceu Francisco Marchetti´(Infraestrutura), Eder de Moraes Dias (Fazenda) e Geraldo Aparecido de Vitto Júnior (Administração), além do Estado de Mato Grosso e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).
Também participam do processo as empresas M. Diesel Caminhões e ônibus Ltda., Iveco Latin America Ltda, Auto Sueco Brasil Concessionária de Veículos Ltda., Tecnoeste Máquinas e Equipamentos Ltda., Dymak Máquinas Rodoviárias Ltda., Tork-Sul Comércio de Peças e Máquinas Ltda., Cotril Máquinas e Equipamentos Ltda., Bando do Brasil S/A, Rodobens Caminhões Cuiabá S/A, Extra Caminhões Ltda..
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.