LÁZARO THOR
A deputada estadual Janaina Riva (MDB) criticou nesta quarta-feira (19) o deputado federal bolsonarista Nikolas Ferreira (PL), que usou a tribuna da Câmara Federal para criticar mulheres trans.
Durante o 2º Encontro de Vereadoras de Mato Grosso realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Janaina criticou a ação do deputado e chamou atenção para o problema da violência doméstica em Mato Grosso. Segundo a deputada, de cada 10 boletins de ocorrência registrados no estado, 6 são sobre violência doméstica.
"Eu vi aquilo que o deputado federal que colocou uma peruca e foi falar que os trans estão tomando o nosso lugar", comentou a deputada. "Quem está tomando nosso lugar são os homens agressores, nosso problema não é não homem que se sente e se define como mulher", comentou.
Leia mais:
OAB-MT vê indícios de homofobia em declaração de deputado
Vereadora é condenada por acusar deputado de homofobia
Segundo a deputada, de cada 10 boletins de ocorrência registrados no estado, 6 são sobre violência doméstica. A parlamentar cobrou que o Cogresso Nacional modifique as leis para que existam penas mais duras para violência contra a mulher.
"Eu queria ver o Congresso debater pena mais dura para quem bate em mulher, para quem mata mulher", comentou. "Não é crime hediondo ainda matar uma criança no Brasil, queria ver o Congresso aplicar pena dura para empresa que não paga igual para homem e mulher", concluiu a deputada.
A declaração de NIkolas ocorreu no dia da mulher, 8 de março. Na ocasião, o deputado subiu na tribuna da Câmara com uma peruca, apresentando-se como "Nicole".
No discurso, o deputado disse que mulheres trans estão tomando o lugar de mulheres cis. A fala foi classificada como transfóbica e o parlamentar foi denunciado pela Procuradoria Geral da República.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Lourenço Luiz da Silva 19/04/2023
Tem que ser, sobre o papai dela biquinho calado , povo do sr riva só Jesus na causa
Célia Regina Silva Paixão 19/04/2023
Tudo por um voto ????????????????????????????
2 comentários