ALLAN PEREIRA E MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
Na assinatura do contrato para início das obras do Ônibus de Trânsito Rápido (BRT, na sigla em ingês), na manhã desta segunda-feira (29), o governador Mauro Mendes (União Brasil) classificou como o último obstáculo removido da Prefeitura de Cuiabá na tentativa de barrar o modal entre Cuiabá e Várzea Grande.
"A licitação já tinha sido concluída, publicado o resultado final, a empresa já tinha contratado o seguro [...] para assinar o contrato de serviço e não fizemos por força da decisão do TCU. Removido esse obstáculo, estamos hoje aqui para dar uma ordem de serviço, definitivamente encerrar [o imbróglio] e iniciar uma nova trajetória. Estão de parabéns a todos por mais essa conquista que todos fizemso juntos", discursou.
Na última quinta-feira (25), o ministro Dias Toffoli suspendeu a decisão do ministro Tribunal de Contas da União (TCU) e destravar a licitação do Governo para a implantação do BRT, apontando que a Corte usurpou a competência fiscalizatória do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
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Sem o obstáculo, o Governo não perdeu tempo e marcou a assinatura do contrato com o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, que é formado pelas empresas Nova Engevix, Heleno & Fonseca Construtécnica e Cittamobi Desenvolvimento em Tecnologia.
O ato ocorreu no salão Garcia Neto, no Palácioa Paiaguás, com a presença de deputados da Assembleia, dos empresários e da imprensa.
Mauro relembrou o início do processo da troca do modal, ainda em 2019, afirmando que não podia tomar naquela época uma decisão movido "por uma percepção político ou até mesmo eleitoral".
O governador voltou também a classificar como absurda a decisão do TCU e agradeceu o presidente do TCE, conselheiro José Carlos Novelli, pela "proatividade" na defesa dos interesses para Mato Grosso.
Disse ainda que o BRT é moderno, eficiente e que possui características semelhantes com o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que deveia ter sido entregue em 2014 para a Copa do Mundo de Futebol e ainda era defendido pela Prefeitura de Cuiabá.
"Na prática, um roda sobre trilhos, e outro roda sob pneus. Ambos são elétricos, modernos, tem ar-condicionado e traz todo os requintes de qualidade para atender com segurança e eficiência o transporte coletivo moderno", diz.
Ao todo, a obra de mobilidade urbana para a implantação do BRT é orçada em R$ 468 milhões.
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