CECÍLIA NOBRE
Da Redação
Após os recentes deslizamentos nos paredões do Portão do Inferno, na MT-251, em Chapada dos Guimarães, o projeto de autoria do deputado Nininho (PSD) sobre a construção de uma nova estrada, na MT-030, pode ser desengavetado e incluído na Lei Orçamentária Anual (LOA) por meio de uma emenda de autoria do mesmo parlamentar.
Deputados afirmaram que não houve aprovação nem uma negativa por parte do governador Mauro Mendes (União Brasil), após uma reunião com o chefe do Palácio Paiaguás, na manhã de sexta-feira (5). Mauro precisa sancionar a emenda e assinar a ordem de serviço para os estudos e para as obras.
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), há dúvidas da quantidade de tempo a ser levado na construção da obra. “O governador concorda, mas acha que não vai dar tempo de executar. Ele inclusive consultou o secretário Marcelo de Oliveira, que afirmou ser um projeto de obra que demandará muito tempo” relatou.
Leia mais:
Trânsito no Portão do Inferno será interrompido toda manhã para serviços emergenciais
Por conta da seca e das fortes chuvas que caem na região, se iniciou um processo rápido de erosão de sedimentos e rochas dos paredões do Portão do Inferno, na MT-251. Foram três deslizamentos desde o início de dezembro. Por conta disso, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), responsável pela rodovia, proibiu o trânsito de veículos pesados e tem fechado a via no momento em que chove.
Caso a emenda do projeto seja incluída no orçamento, a obra será composta pelo asfaltamento de uma estrada, que passa pela zona rural de Cuiabá, percorrendo o Coxipó do Ouro e São Jerônimo, além da construção de uma ponte ou túnel. A obra reduziria a distância de pouco mais de 70 km entre Cuiabá e Chapada para cerca de 30 km.
Segundo o deputado estadual Júlio Campos (União Brasil), a emenda já está pronta e terá uma verba de aproximadamente R$ 100 milhões. “É uma obra de vital importância, principalmente agora que provou que temos seríssimos problemas ambientais e ecológicos na rodovia”, afirmou.
A deputada Janaina Riva (MDB), que também participou da reunião com o governador, afirmou que a obra é uma garantia de um tráfego seguro.
“Nós sabemos que não resolve o problema de imediato dos empresários do município de Chapada, do turismo e tudo o que vem impactando a cidade, mas é, pelo menos, uma garantia de que nós teremos uma estrada sem problemas na circulação de veículos, seja de carga ou não, no futuro”, disse.
Se a emenda foi aprovada as licitações devem começar ainda este ano e a obra começará em 2025, podendo levar até dois anos de sua construção.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Maria 06/01/2024
Já ETA pra existir outra estrada ,nossa! Como aqui no Brasil obra do governo é demorada e mal feita nem co. Esses problemas eles não apressam essa obra deveriam copiar do Japão a pressa em fazer obras
1 comentários