MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
O deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (MDB), é o membro da bancada de Mato Grosso na Câmara dos Deputados que mais votou junto com a orientação do Governo Lula, segundo análise feita pelo Midiajur. Amália Barros (PL) está no outro extremo: é a deputada que mais votou contra o governo até agora.
A reportagem analisou os dados abertos da Câmara dos Deputados sobre as votações desde o começo da atual legislatura, em fevereiro, e atualizados até a última quarta-feira (17). Não foram contabilizadas votações nas quais não houve orientação para o voto por parte da liderança de Lula na Câmara e também as votações nas quais os parlamentares não estavam presentes.
Emanuelzinho votou 95% das vezes com o governo. Foram 19 votos seguindo a orientação da base governista e apenas um voto contrário. Amália, por sua vez, participou de 23 votações, tendo ido contra o governo 17 vezes e aderido à orientação governista apenas seis vezes, sendo 73% "anti-governo".
Leia mais:
Jayme é 3º parlamentar com mais emendas empenhadas por Lula
Em números absolutos, a deputada federal Coronel Fernanda (PL) foi a integrante da bancada de Mato Grosso que mais votou contra o governo, em 23 votações. Ela foi contra a orientação governista em 67,6% das vezes em que esteve no Plenário da Câmara, e acompanhou o governo em 11 votações apenas, de um total de 34.
Também em números absolutos, Juarez Costa (MDB) foi quem votou mais com o governo, em 22 votações, tendo ido contra a base de Lula outras seis vezes.
Em média, a bancada de Mato Grosso votou 65% contra o governo e 35% de maneira favorável. A tendência contra a base de Lula era esperada, já que a bancada eleita em 2022 pelos mato-grossenses é formada, em sua maioria, por deputados mais à direita.
Além disso, entre os oito deputados federais de Mato Grosso, apenas Emanuelzinho teve emendas empenhadas pelo governo até o momento. O Executivo reservou dinheiro para pagar R$ 5 milhões direcionados por ele em emendas para a saúde aprovadas em 2022 para o orçamento de 2023.
A banca de Mato Grosso na Câmara tem ainda os deputados Fabio Garcia e Coronel Assis, ambos do União Brasil, e Abílio Brunini e José Medeiros, do PL.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.