CECÍLIA NOBRE
Da Redação
A diretora da Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, do município de Juína, Rojania Queiróz Corsi, foi afastada do cargo na quarta-feira (13), após 10 vereadores do município pressionarem a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) sobre uma palestra ministrada na instituição sobre diversidade.
Na segunda-feira (11) a escola foi palco de uma palestra aos alunos intitulada: “Respeito à Diversidade”, que falou sobre a diversidade sexual e de gênero presente na sociedade. No final, o palestrante interagiu com os alunos por meio de um “grito de guerra” que não agradou alguns pais, alunos e moradores do município. Veja vídeo no final da matéria.
Em nota, a escola disse que o tema “Respeito à diversidade” foi uma solicitação do Grêmio Estudantil e aprovada pela gestão escolar com base na Lei de Diretrizes e Base da Educação Brasileira (LDB). Além disso, afirmou que durante todo o ano são ministradas palestras com temáticas transversais.
Leia mais:
Palestrante grita “gays fazem a revolução” e vereadores mandam afastar diretoria de escola
Vereadores da Câmara Municipal emitiram um ofício na terça-feira (12) solicitando o afastamento de toda a diretoria da escola, alegando que a instituição expôs os estudantes e extrapolou os direitos de informação e da livre circulação de ideias para “alcançar a realização de ativismo sectário e sexista no ambiente escolar” diz trecho do ofício.
A Seduc disse, por meio de nota, que instaurou um procedimento para investigar o caso e que a diretora que ocupava a função já foi afastada e um novo profissional será nomeado para o cargo.
Veja as duas notas na íntegra:
Secretaria de Estado de Educação
Sobre a situação ocorrida na Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, na cidade de Juína, durante palestra que teve como tema a identidade de gênero, a SEDUC esclarece que:
1. A Diretoria Regional de Ensino já instaurou um procedimento para investigar o caso;
2. A diretora que ocupava a função de forma interina já foi afastada e um novo profissional será nomeado;
3. A SEDUC reafirma seu compromisso em oferecer um ambiente escolar que prima pela qualidade do ensino, que possa ser atrativo, democrático e que respeite as diferenças
NOTA DE ESCLARECIMENTO DA ESCOLA:
A Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, vem por meio desta, informar que a palestra feita no dia 11/09 no período matutino onde se tratou do tema transversal “RESPEITO à DIVERSIDADE” foi solicitada pelo GRÊMIO ESTUDANTIL da escola, através de ofício, que ao passar pela gestão escoar foi aprovado levando em consideração tanto o tema quanto o protagonismo estudantil. A aprovação se deu baseada na Lei nº 9.394 art. 26 parágrafo 9º da Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB) que defende que: “os temas transversais estão voltados para a compreensão e para a construção da realidade social e dos direitos e responsabilidades relacionados com a vida pessoal e coletiva”. Tendo o palestrante sido orientado dentro dos princípios educacionais no sentido de informar e jamais praticar ativismo.
Durante todo o ano a escola tem promovido palestra sobre temas transversais entre elas: Autismo, Saúde Mental, Oficina Respiratória para diminuição da Ansiedade, Lei Maria da Penha, Orientações para expedições de documentos, Bullying, Antidrogas entre outras. E ainda temos projetos que serão desenvolvidos até o fim do ano. Como a Consciência Negra, Valorização da Vida e outros.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.