ALLAN PEREIRA E MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
Os deputados estaduais eleitos nas eleições gerais de 2022 tomaram posse na manhã desta quarta-feira (1º) e escolheram reconzudir o parlamentar Eduardo Botelho (União Brasil) para a presidência da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, pela terceira vez seguida, para o biênio 2023-2025.
A votação da chapa "Assembleia Unida por Mato Grosso" contou com um único voto contrário quando se esperava a unanimidade. O voto dos deputados é secreto.
Com Botelho na presidência, a chapa tem a seguinte composição para os cargos da Mesa Diretora:
- Janaina Riva (MDB) - primeira vice-presidente;
- Wilson Santos (PSD) - segundo vice-presidente;
- Max Russi (PSB) - primeiro-secretário;
- Valdir Barranco (PT) - segundo secretário;
- Gilberto Cattani (PL) - terceiro secretário;
- Valmir Moretto (Republicanos) - quatro secretário;
Apesar de ser eleito pela terceira vez, Botelho afirmou que o presidente da Asssembleia não é mais o "todo poderoso" como antigamente.
"A Assembleia que deixou de centralizar o poder no presidente. Presidente hoje tem pouco poder. O deputado, se precisa de alguma coisa, não precisa ir mais até a porta do presidente. Ele é livre, independente. Esse é o entendimento que ocorreu na AL", disse.
O primeiro biênio da 20ª legislatura da história da Assembleia se encerra em 31 de janeiro de 2025.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.