LÁZARO THOR e MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
Deputados usaram a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quarta-feira (7) para criticar a gestão da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), após a derrubada do veto sobre o Projeto de Lei 1046/2019, de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), que retira a autonomia da univesidade na escolha de cursos superiores.
Falas ríspidas foram feitas pelos parlamentares durante discursos. Em uma delas, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União), líder do governo na ALMT, afirmou que a instituição está "em uma comodidade incrível".
"Está em uma comodidade a Unemat que é incrível, temos tanta dificuldade, estou na quarta legislatura, as três para trás era da mesma maneira, quando tinha vinculação de receita e hoje uma comodidade", afirmou o parlamentar.
Leia mais:
Cattani cita bíblia e "valores", e pede desculpas a mulheres "que se magoaram"
A fala foi feita durante a discussão para derrubada do veto do governador ao Projeto de Lei 1046/2019, que retira a autonomia da Unemat para decidir quais cursos serão abertos nos municípios.
Quem também criticou a Unemat foi o deputado Valmir Morreto (Republicanos), da região oeste de Mato Grosso.
"Lá no município de Comodoro temos necessidade de criar cursos, quem está pagando os cursos são as prefeituras", afirmou o deputado.
Entenda o caso
A disputa entre deputados e a Unemat, que não é novidade, visa a retirada da autonomia da universidade para a escolha de quais cursos superiores devem ser criados e em quais municípios.
O texto do projeto de lei cria uma comissão formada por políticos para avaliar a necessidade dos municípios. O grupo seria composto por apenas um membro da Unemat, os demais seriam representantes da ALMT, da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Seciteci) e até da União das Câmaras e Vereadores do Estado de Mato Grosso.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Elisangela 09/06/2023
Keutison, seu comentário é perfeito !!!!!!!!
MILTON CHICALE CORREIA 07/06/2023
A lei seria inconstitucional afrontando o art. 207 da Constituição Federal. Novos cursos demandam mais recursos orçamentários e financeiros e a UNEMAT não os possui para atender todas as demandas. Mesmo assim, está presente em todas as regiões do estado. As parcerias permitem ampliar o oferecimento de cursos.
Keutison 07/06/2023
A comodidade quem quer são os deputados em escolher o seu curral eleitoral para levar cursos por oportunidade e conveniência. Unemat ha 10 anos sem abrir um curso novo, sem concurso, sem professores efetivos, acao no stf pra tirar orcamento, e o cara vem falar em comodidade. Se isso é comodidade, imagina a assembleia com quase 1 bilhão de orçamento e salários de 30mil mais 65 mil de gabinete mensais.
3 comentários