MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) culpou impostos estaduais pelos altos preços do gás de cozinha e dos combustíveis em todo o país.
A fala de Bolsonaro foi feita em Cuiabá, na chegada a um evento no Hotel Fazenda Mato Grosso, na região do Coxipó da Ponte, na manhã desta quinta-feira (19).
Leia mais:
Em Cuiabá, presidente Bolsonaro defende diálogo com o TSE
Pela terceira vez em MT, Bolsonaro vem à Capital
"O gás está caro ou está barato? Está 130 reais o botijão, né? Não é verdade. Está 45 reais. O Governo Federal zerou o imposto do gás de cozinha. A gasolina está cara ou barata? Está barata, está 1,95... O imposto federal é 54 centavos, o restante é ICMS, é frete, é margem de lucro. O que nós precisamos é regulamentar uma emenda constitucional de 2001, onde o ICMS tem valor nominal. E cada Estado fica o seu ICMS. O Governo Federal não reajustou o PIS e o Cofins desde janeiro de 2019... 74 centavos. A maioria dos Estados ganhou mais do que isso", afirmou.
Bolsonaro fez um longo pronunciamento, de quase 30 minutos, em frente aos jornalistas.
No entanto, ele se recusou a responder quaisquer questionamentos.
"Não estou culpando governador, ou querendo atacar... Nós temos transparência, buscamos previsibilidade. Se não fosse aquele programa voltado para a abertura de negócios chamado MP da Liberdade Econômica, como é que os mais humildes iriam conseguir emprego? O que era normal pedir pra Prefeitura o seu alvará e ficava anos até conseguir", declarou.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.