ALLAN PEREIRA E MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada estadual Janaina Riva (MDB), vai instalar a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar para analisar o pedido de processo contra Gilberto Cattani (PL) depois de fazer comentários comparando mulheres com vacas.
Janaina determinou que os cinco blocos parlamentares indiquem seus representantes para compor a Comissão de Ética, que não foi montada até o presente momento, para iniciar o processo contra o parlamentar.
Na manhã desta quarta-feira (30), Janaina recebeu a presidente da Comissão da Mulher da OAB, Glaucia Amaral, que, junto com outras representantes da Comissão e da defensora pública geral Maria Luziane, protocolaram o pedido de investigação e denúncia contra Cattani.
Leia mais:
Cattani foge da imprensa após pedido de afastamento por comparar mulheres com vaca
OAB pede afastamento de Cattani por comparar mulheres com vacas
Após comparar mulheres com vacas, deputado diz que esposa gosta de mugir
A presidente submeteu o requerimento à apreciação dos demais deputados durante o colégio de líderes e determinou a instalação da Comissão de Ética e Decoro para apreciação do teor das denúncias.
Cattani pode ser enquadrado em quebra de decoro parlamentar após comparar mulheres com vacas e gravar vídeos zombando da repercussão negativa sobre o caso. Em outra ocasião, o deputado também afirmou que a sua esposa gosta de "mugir" para ele.
Abordado pela imprensa enquanto se dirigia para o Plenário da Assembleia, Cattani fugiu da imprensa e deu apenas um bom dia para os jornalistas, evitando a antessala da presidência e o salão negro negro, onde ficam os profissionais de comunicação para entrevistar os deputados.
Além da solicitação de afastamento, a OAB realizou pedidos de afastamento de Cattani da presidência da Comissão de Direitos Humanos da ALMT por quebra de decoro parlamentar contra o deputado. O pedido foi protocolado no Ministério Público e na Assembleia Legislativa para que ambos os órgaos adotem as devidas prodivências.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.