Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
icon-weather Cuiabá
32°C
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Sexta-feira, 02 de Maio de 2025
icon-weather Cuiabá
32°C
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Quarta-feira, 15 de Março de 2023, 13:49 - A | A

15 de Março de 2023, 13h:49 - A | A

POLÍTICA / VEJA VOTAÇÃO

Com 20 votos a favor e dois contra, AL aprova intervenção na Saúde

ALLAN PEREIRA E MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação



Por 20 votos favoráveis e dois contra, os deputados estaduais aprovaram o decreto do Governo do Estado para a intervenção do Estado na Saúde de Cuiabá, em sessão plenária da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (15). Com a votação, o governo deve assumir por 90 dias o comando da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa Cuiabana de Saúde Pública.

Foram a favor os deputados Dilmar Dal Bosco (União Brasil), Eduardo Botelho (União Brasil), Leandro Carlos Damiani (PSDB), Sebastião Rezende (União Brasil), Beto Dois a Um (PSB), Janaina Riva (MDB), Dr. João (MDB), Thiago Silva (MDB), Lúdio Cabral (PT), Wilson Santos (PSD), Nininho (PSD), Diego Guimarães (Republicanos), Faissal Calil (Cidadania), Claudio Ferreira (PTB), Gilberto Cattani (PL), Dr. Eugênio (PSB), Max Russi (PSB), e pastor Alex Sandro (Republicanos).

Votaram contra a resolução para aprovar o decreto os deputados Juca do Guaraná Filho (MDB) e Valdir Barranco (PT). O deputado Elizeu Nascimento (PL) se absteve de votar, e Fabio Tardin (PSB) não estava presente no momento da votação.

Leia mais:

Intervenção é aprovada em comissão na AL e segue para votação amanhã

AL vota decreto de intervenção na quarta; TJ, MPE e TCE vão acompanhar

O decreto recebeu parecer favorável, na íntegra, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e na Comissão de Saúde. Todos votaram também de forma unânime pela aprovação nos dois órgãos.

No entanto, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) recomendou que seja feito um aditivo no decreto do Governo, para que a Assembleia Legislativa também conste como um dos órgãos a receber os relatórios de fiscalização do Gabinete de Intervenção.

Isso porque, no decreto enviado pelo governador Mauro Mendes (União Brasil), não há garantia de que o Poder Legislativo receba os relatórios.

Lúdio pontuou que, mesmo sem constar no decreto, a Constituição do Estado de Mato Grosso já dá plenos direitos à Assembleia acompanhar e cobrar os relatórios.

A intervenção da saúde de Cuiabá foi determinada em decisão colegiada do Tribunal de Justiça de Mato Grosso na última quinta-feira (9), após pedido do Ministério Público Estadual, que apontou diversas irregularidades na gestão municipal da Saúde, como falta de médicos e remédios.

O documento decreta a intervenção na Secretaria de Saúde de Cuiabá e Empresa Cuiabana de Saúde até o dia 12 de junho de 2023, com a finalidade de reorganizar a administração do setor e cumprir decisões judiciais que determinam a realização de cirurgias, disponibilização de consultas e medicamentos, entre outras demandas reprimidas da saúde pública municipal.

O nome escolhido pelo governador Mauro Mendes (União Brasil) para chefiar a intervenção é da servidora do município de Cuiabá, Danielle Carmona Bertucini, que é enfermeira e coordenou diversos setores da saúde da capital e foi secretária executiva da Secretaria de Estado de Saúde no período de 2019 a 2021.

O decreto garante a Danielle amplos poderes de gestão e administração, podendo editar decretos, atos, inclusive orçamentários, fazer nomeações, exonerações, expedir determinações aos seus subordinados e demais servidores da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa Cuiabana de Saúde.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Segurança de garimpo na Sararé é encontrado morto na mata
#GERAL
ESTAVA DESAPARECIDO
Segurança de garimpo na Sararé é encontrado morto na mata
Enem 2025: prazo para pedir isenção da taxa acaba nesta sexta (2)
#GERAL
EDUCAÇÃO
Enem 2025: prazo para pedir isenção da taxa acaba nesta sexta (2)
Servidora que esfaqueou mulher em supermercado de VG é exonerada
#GERAL
REVEJA VÍDEO
Servidora que esfaqueou mulher em supermercado de VG é exonerada
Maio começa com 245 vagas de trabalho disponíveis no Sine Municipal
#GERAL
OPORTUNIDADES
Maio começa com 245 vagas de trabalho disponíveis no Sine Municipal
Criminosos se passam por policiais e incendeiam quitinete em MT
#GERAL
FICOU DESTRUÍDA
Criminosos se passam por policiais e incendeiam quitinete em MT
Mulher não aceita término, ameaça explodir casa e esfaqueia ex-namorado
#GERAL
FOI PRESA
Mulher não aceita término, ameaça explodir casa e esfaqueia ex-namorado
Confira Também Nesta Seção: