MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
Com mobilizações favoráveis e contrárias à cassação de seu mandato nas galerias da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Gilberto Cattani (PL) discursou citando a bíblia e "valores" para elaborar um pedido de desculpas às mulheres por falas ofensivas cometidasnas últimas semanas.
Cattani comparou mulheres, e sua gestão, com vacas durante reunião da Frente Parlamentar de Combate ao Aborto "Pró-Vida". Ele responde a procedimento na Comissão de Ética da Assembleia e também foi acionado no Ministério Público Estadual.
Movimentos de defesa da mulher convocaram um ato pela destituição de Cattani da presidência da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso. As mulheres também pediam a cassação do mandato do deputado.
Leia mais:
OAB pede afastamento de Cattani por comparar mulheres com vacas
Feministas protestam contra deputado de extrema direita que comparou mulheres a vacas
Apoiadores do parlamentar, vestidos de verde e amarelo e com bandeiras do Brasil, também foram ao Parlamento defender Cattani. Cantando o hino nacional e louvores religiosos, os apoiadores, homens e mulheres, se diziam "pró vida" e "contra o aborto".
Ao discursar, logo no início da sessão, Cattani citou o versículo 16 do capítulo três de Jó, no qual fala sobre a "como as crianças que não viram a luz", e menciona o aborto. O texto bíblico é um momento em que Jó amaldiçoa o dia de seu nascimento. Ele também culpou "a mídia" por supostamente distorcer suas falas.
"Nós viemos a esse plenário pra defender os valores que nós acreditamos ser essenciais. Dentre eles a defesa da família, a defesa da mulher, a defesa do cidadão, a defesa da nossa liberdade... liberdade de poder fazer exatamente o que está acontecendo aqui, se manifestar.
E continuou: "Coisa que muitos não gostam, e isso é natura. Durante as minhas falas eu entendo que algumas pessoas que são contrárias a todos esses valores que nós defendemos se magoem, que elas fiquem bravas, que elas não gostem e se sintam ofendidas. Para essas pessoas, minhas sinceras desculpas, porque jamais eu tive intenção de agredir ou ofender quem quer que seja".
Segundo o deputado, a comparação com entre mulheres e vacas foi apenas uma "analogia" na pretensão de "defender os valores que aqui eu alertei e farei isso se necessário for com a minha própria vida, quanto mais com o mandato, então nada disso me preocupa".
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Janete 07/06/2023
Desculpas......desculpas....até a próxima \"cag*da\" . Esse lixo do vive de causar guerra . Não sei porque ainda recebe salário. Trabalhar que é bom. Nunca.
Djalma Alves de Almeida 07/06/2023
Esse povinho do sintep gosta do que não presta ,e gosta de tumultuar.
2 comentários