Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Terça-feira, 28 de Janeiro de 2025
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

POLÍTICA Sexta-feira, 22 de Dezembro de 2023, 09:12 - A | A

22 de Dezembro de 2023, 09h:12 - A | A

POLÍTICA / OPOSIÇÃO AO PREFEITO

Câmara de Chapada cassa mandato de vereadora Fabiana por 9 votos

Segundo parecer, a vereadora descumpriu legislação do município por supostamente advogadar contra Chapada

ALLAN PEREIRA
Da Redação



Por 9 votos a 2, a Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães cassou o mandato da vereadora Fabiana Nascimento de Souza, a Fabiana Advogada (PTB), na noite desta desta quinta-feira (21).

A sessão plenária para cassar Fabiana durou três dias. Na ocasião, os vereadores aprovaram o parecer da Comissão Processante, que apontou que a advogada descumpriu a Lei Orgânica do Município de Chapada e o Regimento Interno da Câmara por advogar contra o município em ações judiciais. Apenas a própria advogada e o vereador Dudu (PSDB) foram contra o parecer.

Para o Midiajur, Fabiana disse que está super tranquila e que vai aguardar a publicação do decreto com sua cassação para acionar a Justiça. "Eles não têm nada que desabone contra a minha conduta", destacou.

Leia mais:

Ameaçada de cassação, vereadora diz que processo é motivado por sua atuação fiscalizadora e aponta “perseguição política”

A Comissão Processante para cassar Fabiana surgiu com a denúncia do secretário de Governo de Chapada dos Guimarães, Gilberto Schwarz Mello (PL), que apontou que a vereadora teria advogado na Justiça contra o município - o que é vedado pela Lei Orgânica do Município de Chapada e o Regimento Interno da Câmara.

Gilberto encaminhou dois processos em que Fabiana atua para pessoas físicas contra o Município de Chapada dos Guimarães. As ações tramitam na 1ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Várzea Grande e na 1ª Vara de Chapada dos Guimarães. Esta última é uma execução fiscal de R$ 34,7 mil que a prefeitura tenta cobrar da suposta cliente da vereadora.

A ação que tramita em Várzea Grande, na chamada "Vara da Saúde", trata da transferência de uma paciente para cirurgia ortopédica por lesão na tíbia de outra cliente de Fabiana.

A relatora do parecer, vereadora Rosa Lisboa, apontou que Fabiana tinha ciência de que advogava contra o município de Chapada e classificou como "ilógica" a tese de que ela renunciou à defesa nos processos.

"Assim, é possível dizer que a denunciada faltou com a verdade para com esta Comissão Processante, alterando a verdade dos fatos e litigando claramente de má-fé", destacou Rosa no parecer.

Fabiana negou, para o Midiajur, ter advogado contra o município e citou o parecer do Ministério Público e do Tribunal de Ética da Ordem do Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso (OAB-MT), que se posicionaram pelo arquivamento das denúncias contra a advogada. As entidades apontam que a vereadora não cometeu ato contra a legislação municipal. Eles pontuam, inclusive, que o caso ocorreu por embate político.

"Para mim, não é surpresa. Só me perseguem. Eu vou continuar atuando como vereadora. Vou fazer várias fiscalizações, que vão ser mais severas ainda. Vamos continuar trabalhando, e confio na Justiça [para restabelecer o mandato]", posicionou.

Os vereadores da Câmara começaram a sessão para votar a favor ou contra o parecer na terça-feira (19). Após três dias, eles votaram pela maioria para cassar Fabiana na noite desta quinta-feira (21). Eram necessários 8 votos entre os 11 vereadores.

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Cuiabá convoca 646 aprovados em seletivo da Educação; lista
#GERAL
SERVIÇO PÚBLICO
Cuiabá convoca 646 aprovados em seletivo da Educação; lista
Idoso é arrastado 200 metros por jegue e morre em VG
#GERAL
CORDA PRENDEU
Idoso é arrastado 200 metros por jegue e morre em VG
Locar recolhe mais de 259 toneladas de lixo em bolsões
#GERAL
COLETA
Locar recolhe mais de 259 toneladas de lixo em bolsões
Menino é atropelado por caminhão guiado por irmão e morre
#GERAL
TRAGÉDIA
Menino é atropelado por caminhão guiado por irmão e morre
Ar-condicionado explode e biblioteca do Liceu Cuiabano pega fogo; imagens
#GERAL
PÂNICO
Ar-condicionado explode e biblioteca do Liceu Cuiabano pega fogo; imagens
Empresário é assassinado a tiros enquanto abria comércio em MT
#GERAL
EXECUÇÃO
Empresário é assassinado a tiros enquanto abria comércio em MT
Confira Também Nesta Seção: