MIKHAIL FAVALESSA E ALLAN PEREIRA
Da Redação
O Raoni Metuktire, uma das principais lideranças indígenas em Mato Grosso, convidou o governador Mauro Mendes (União Brasil) para um encontro no Acampamento Terra Livre (ATL), em Cuiabá. O líder da etnia Caiapó tenta a reunião para esta quinta-feira (13).
Os indígenas estão acampados no canteiro da Avenida Historiador Rubens de Mendonça, próximo ao Centro Político Administrativo (CPA) desde o começo da semana.
Raoni chegou ao acampamento nesta quinta-feira em meio a celebração dos indígenas acampados no ATL.
"Eu vou convidar o governador para ele vir para o nosso acampamento e para as lideranças falarem com ele, assim eu peço, é só isso mesmo", disse em uma fala curta durante audiência pública.
Uma coletiva de imprensa está confirmada para acontecer com o cacique. Inicialmente, havia informação de que Raoni falaria à imprensa ainda pela manhã. Na chegada do cacique, ele anunciou que conversaria com os jornalistas depois do almoço.
Esta é a primeira vez que o ATL é realizado em Cuiabá e em Mato Grosso. Os povos originários discutem problemas envolvendo demarcação e proteção de territórios, educação, saúde, entre outros.
Veja vídeos da chegada de Raoni:
Leia mais:
Cacique Raoni, de Mato Grosso, sobe a rampa com Lula
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Álvaro José Ormond 13/04/2023
Os povos nativos são os verdadeiros brasileiros e por direito são os verdadeiros donos das terras brasileiras, o restante da população são invasores, alicerçados pela política nefasta de Dom João VI que tomou as terras fos índios e doou a família de fidalgos portugues. Os indígenas têm que ser tratados como cidadãos e não como fez o governo bolsonaro que tentou extinguir com a nação Ianomami.
1 comentários