MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou sua vinda a Mato Grosso na próxima quinta-feira (19).
Após incertezas sobre o encaixe na agenda presidencial, o Cerimonial da Presidência da República acertou a vinda a Cuiabá.
Leia mais:
"Motociata" com Bolsonaro é adiada em Mato Grosso
Visita de Bolsonaro a MT pode confirmar aliança com Mauro
Bolsonaro deve participar do encerramento de um seminário da Fundação Nacional do Índio (Funai), no Hotel Fazenda Mato Grosso, no final da manhã de quinta.
A ministra-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, Flávia Arruda, e o presidente nacional da Funai, Marcelo Xavier, também vão participar do seminário.
Ainda não há mais detalhes sobre a agenda, mas há previsão de que o presidente deve participar também entregas de tratores a comunidades indígenas do Estado.
A vinda de Bolsonaro é articulada pelo deputado federal José Medeiros (Pode), vice-líder do Governo Federal na Câmara dos Deputados.
A Funai tem apoiado projetos de "etnodesenvolvimento", com produção agrícola por parte dos indígenas, uma das principais pautas do presidente.
O Governo pretende incentivar a pesca esportiva no Parque do Xingu e a produção de arroz pelas etnis Xavante e Bakairi.
“Além do financiamento de projetos, a Funai vem entregando tratores para apoio às atividades produtivas em diversas aldeias no país, inclusive em Mato Grosso. Esse maquinário contribui para ampliar a produção e ajuda na segurança alimentar da aldeia. Os povos indígenas precisam de uma linha de crédito para ter liberdade para produzir e gerar renda. O Estado não pode ser um atrapalhador como defende as organizações não governamentais (ONGs). A miséria dos indígenas é o principal negócio dos canalhas que faturam alto com essas ONGs”, disse Medeiros durante a abertura do I Seminário Nacional dos Agricultores Indígenas: Etnodesenvolvimento e Sustentabilidade, em Brasília, na última sexta-feira (13).
Veja o vídeo:
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.