Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
icon-weather
instagram.png facebook.png twitter.png whatsapp.png
Quinta-feira, 19 de Setembro de 2024
icon-weather
Midia Jur
af7830227a0edd7a60dad3a4db0324ab_2.png

MEIO AMBIENTE Domingo, 29 de Outubro de 2023, 12:00 - A | A

29 de Outubro de 2023, 12h:00 - A | A

MEIO AMBIENTE / FOGO NO PANTANAL

“Se não houvesse turismo, não haveria repercussão” diz pesquisador de ONG sobre incêndios em parque estadual

O biólogo disse que os incêndios no Pantanal têm se tornado cada vez mais recorrentes e isso é uma nova realidade, diante das mudanças climáticas

CECÍLIA NOBRE
Da Redação



Desde o início do mês de outubro temos acompanhado o incêndio que atingiu o Parque Estadual Encontro das Águas, entre os municípios de Barão de Melgaço e Poconé, afetando mais de 16 mil hectares da região, segundo o Instituto Centro de Vida (ICV).  

Em 2020, entre os meses de agosto e novembro, o Pantanal sofreu uma das maiores perdas de fauna e flora da história, onde 30% do bioma foi consumido pelo fogo, totalizando mais de 3 milhões de hectares destruídos.  

Neste ano, embora a área afetada não chegue nem perto do que vimos a três anos atrás, o Parque Estadual enfrentou mais de 20 dias de incêndio, onde cerca de 40 brigadistas e bombeiros atuaram no combate ao fogo, que teve uma diminuição considerável depois que choveu na região, na última terça-feira (24). Entretanto o incêndio ainda não foi extinto e os servidores seguem realizando o combate.

Wellington Nascimento/TVCA

Fogo, Incêndio, Pantanal, Parque Estadual

 

Leia mais:

Fogo que destrói refúgio de onças começou em fazenda, diz ICV

Durante uma reunião extraordinária da Comissão de Meio Ambiente, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Fernando Tortato Biólogo, doutor em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e pesquisador na ONG Panthera, disse que os incêndios no Pantanal têm se tornado cada vez mais recorrentes e isso é uma nova realidade, diante das mudanças climáticas extremas que estamos vivendo.  

Em sua fala, Fernando disse que o atual cenário do bioma ganha grande visibilidade pois o Parque Estadual Encontro das Águas é considerado um dos principais destinos do turismo e observação de fauna em toda a américa latina. “A gente precisa ter mais seriedade com a gestão dessas áreas protegidas. Esse Parque Estadual está gerando essa repercussão porque ele é um destino turístico. Se não houvesse turismo não haveria essa audiência, nem a repercussão na mídia” afirmou o biólogo.  

Para o pesquisador, o ano de 2020 foi uma tragédia para o Pantanal, mas também um aprendizado já que o poder público e a sociedade passaram a trabalhar de maneira mais coordenada e atenta a essas ameaças que o bioma vem enfrentando nos últimos anos. Entretanto, Fernando alerta que ainda não é o bastante.  

“Você tem turistas do mundo todo, tem documentários sendo produzidos todos os anos, mostrando essa biodiversidade em Mato Grosso. Mas apesar de todos os avanços, temos que aperfeiçoar muito ainda e cabe ao Estado enxergar e ter ações preventivas, porque não é nada fácil combater incêndios nessa região e esses incêndios, infelizmente, continuarão a acontecer” relatou o pesquisador.  

Erisvaldo Almeida

Onça-pintada, incêndio, Pantanal, Parque Estadual

Onça-pintada acuada devido ao incêndio.

Fernando falou também sobre a importância em se criar um Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) de forma a verificar o que e onde deve-se realizar aprimoramentos para enfrentar os incêndios de maneira efetiva nos próximos anos. “Se não trabalharmos de maneira preventiva essa mesma audiência vai se repetir em 2024 e 2025, porque estamos nesse mundo cada vez mais vulnerável devido a esses megaeventos climáticos que vem acontecendo” declarou.

 
 

Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .

Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.


Comente esta notícia

Estado prevê implantar mais 30 escolas cívico-militares em 2025
#GERAL
EDUCAÇÃO
Estado prevê implantar mais 30 escolas cívico-militares em 2025
Após fotos, Estado define ações para 'barrar' facções nas escolas
#GERAL
EDUCAÇÃO SEGURA
Após fotos, Estado define ações para 'barrar' facções nas escolas
Comitê do governo recomenda volta do horário de verão
#GERAL
ESTUDOS
Comitê do governo recomenda volta do horário de verão
Maníaco do carro: polícia encontra faca e procura homem acusado de atacar mulheres em SP
#GERAL
MANÍACO
Maníaco do carro: polícia encontra faca e procura homem acusado de atacar mulheres em SP
Nova parabólica digital oferece programação variada
#GERAL
TELEVISÃO
Nova parabólica digital oferece programação variada
Funcionário tem mal súbito e morre em fabrica de café em Cuiabá
#GERAL
FULMINANTE
Funcionário tem mal súbito e morre em fabrica de café em Cuiabá
Confira Também Nesta Seção: