MIKHAIL FAVALESSA
Da Redação
O fazendeiro Adelmar Celso de Rezende entrou com um pedido para garimpar ouro em uma área nos limites da Terra Indígena Urubu Branco, no Norte de Mato Grosso. O processo foi recebido pela Agência Nacional de Mineração (ANM) em 11 de maio.
Rezende pediu para pesquisar ouro em uma área própria dele, com 564 hectares, no limite Norte da TI Urubu Branco.
Esse território dos indígenas Tapirapé tem um histórico de invasões. Uma ação civil pública conjunta do Ministério Público Federal (MPF), da União e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) tenta, desde 2003, retirar os não indígenas da região.
Leia mais:
Indígenas denunciam incitação ao ódio em vídeos que mostram vitória de Lula em aldeia
De acordo com o processo da ANM, Adelmar de Rezende contratou o geólogo Hermes Galdino Pereira da Silva para explorar a área. Hermes já foi assessor da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat) e também foi diretor da Cooperativa Mista dos Garimpeiros de Peixoto de Azevedo.
O pedido feito à ANM estima que o fazendeiro vai gastar R$ 1 milhão para buscar ouro na área que está parcialmente sobreposta ao território dos Tapirapé.
O alerta da sobreposição foi dado pela ferramenta "Amazônia Minada", do portal InfoAmazônia.
Quer receber notícias no seu celular? Participe do nosso grupo do WhatsApp clicando aqui .
Tem alguma denúncia para ser feita? Salve o número e entre em contato com o canal de denúncias do Midiajur pelo WhatsApp: (65) 993414107. A reportagem garante o sigilo da fonte.
Piryi Kanela Apyãwa 16/05/2023
O território indígena é de uso fruto dos povos indígenas, os Tapirapé vem lutando há anos para permanência de seu povo e retirada dos invasores que ilegalmente perturbam e tiram o sossego do seu povo,.
Jorge Marcos ladeira 16/05/2023
Índio só está sendo usado pra fazer política, na verdade nunca olharam por eles, e pra que tanta terra se não produzem nada, vivem de ajuda do governo e aluguel de suas terras.
Cassius clovis 16/05/2023
Não sei porquê tanta terra pra índio , já que 50%da população brasileira é descendente de indígenas , e todos participam dos programas assistenciais do governo, os EUA tinham a maior população indígena das américas, e não tem 10% do país dedicado aos indígenas, isso é só política , já que a esquerda pegou essa bandeira, daí tenta ampliar o domínio político através dos índios.
Manoel de Almeida Luz Xerente 15/05/2023
É impossível que numa data desse ainda vem acontecer um absurdo desse, invasores querer pesquisar ouro nas terras indígenas, esperamos que as autoridades competentes tomam as providências cabíveis para que isso não aconteça é o que esperamos!.
EUNICE DIAS DE PAULA 15/05/2023
Este pedido é ilegal. O território indigena é de usufruto exclusivo dos indígenas. E os Tapirapé estão lutando há anos para retirar os invasores que ocuparam ilegalmente a parte norte da Terra Indígena Urubu Branco. E agora vem um novo tipo de invasor!!!
5 comentários